Urnas eleitorais começam a ser preparadas em Curitiba para votação
A preparação contou com a geração de mídias, além da carga e lacração das urnas que irão estar disponíveis aos eleitores das dez Zonas Eleitorais de Curitiba
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) começou nesta quinta-feira (19) a preparar as urnas eleitorais que serão utilizadas na votação deste ano em Curitiba.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, além de representantes do Ministério Público do Paraná (MPPR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A preparação contou com a geração de mídias, além da carga e lacração das urnas que irão estar disponíveis aos eleitores das dez Zonas Eleitorais de Curitiba.
A geração de mídias é a gravação dos dados necessários nas mídias (espécie de pen-drive) para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições.
Leia também:
- 20 cidades do Paraná terão apenas um candidato a prefeito nas Eleições 2024
- Confira os prefeitos eleitos em Curitiba desde as urnas eletrônicas
- Paraná tem histórico de eleições municipais decididas no segundo turno
Ao todo, são três formatos de mídia utilizados pela Justiça Eleitoral no dia das eleições:
- Mídia de carga: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da Seção Eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos e candidatas que concorrerão às eleições;
- Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação;
- Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.
Já a carga e lacração das urnas eleitorais consiste na instalação dos dados gerados na cerimônia de geração de mídias. Em um ambiente controlado, as urnas são carregadas, com a presença de representantes dos partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do MPPR.
Nos próximos dias, as urnas eleitorais também serão preparadas nas Zonas Eleitorais de Curitiba. Todos os processos devem ser encerrados até o dia 29 de setembro.
Esse cronograma deve ser repetido em todo Paraná, mas para os municípios de Paranacity, Piraquara, Londrina e Campina Grande do Sul o prazo pode ser estendido até 1º de outubro.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui