Veja como funcionam as faixas do programa Desenrola, de renegociação de dívidas
Publicado em 6 jun 2023, às 21h34.
(Ilustração/Freepik)
Credores que desejem participar do Desenrola deverão abonar dívidas que estejam em aberto no valor de até R$ 100. (Foto: Reuters/Juan Medina)
A MP permitirá que os credores comprem créditos em leilões a partir de julho, e os devedores terão a oportunidade de voltar a ter o nome limpo. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
POST 1 DE 2
O programa Desenrola, instituído por meio de Medida Provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (5), propõe a renegociação de dívidas para milhões de brasileiros. O programa será divido em duas faixas.
A faixa I visa beneficiar aqueles com dívidas de até R$ 5 mil e renda de até dois salários mínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os beneficiários serão incentivados a realizarem curso de Educação Financeira.
Já na faixa II, as instituições financeiras serão incentivadas a oferecer a renegociação diretamente aos clientes, em troca de descontos nas dívidas e um incentivo regulatório do governo para aumentar a oferta de crédito.