Veja como descobrir onde fica o cartório eleitoral mais próximo de você

O local emite justificativa eleitoral caso o eleitor não conseguir votar no primeiro e no segundo turno das eleições

Publicado em 1 jul 2024, às 15h54. Atualizado às 15h59.

As eleições municipais de 2024 estão chegando, no entanto, muitos eleitores não conseguem votar e precisam justificar a ausência. Por esse motivo, é importante saber onde fica o cartório eleitoral mais próximo de você.

Os cartorios eleitorais são os fóruns decidade menores
Além do cartório, é possível justificar pela internet (Foto: TRE-PR)

O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga as localizações de todas as zonas eleitorais do Brasil. Clique aqui e veja.

No site, em pesquisa de Zonas Eleitorais, é necessário adicionar o estado em que você está. Ao selecionar, aparecerá uma lista com todos os cartórios eleitorais. Em seguida, é só procurar pelo mais próximo.

O primeiro turno das eleições municipais acontecem no dia 6 de outubro, em que será decidido os futuros vereadores, prefeito e vice-prefeito de cada cidade.

Em quais casos é possível justificar?

A justificativa é válida apenas para o turno em que a eleitora ou o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Portanto, se não puder votar no primeiro e no segundo turno das eleições, deverá justificar a ausência em cada turno separadamente, cumprindo os requisitos e prazos específicos de cada um.

Além do cartório eleitoral, pode justificar pela internet?

Tanto o eleitor no Brasil quanto aquele que está fora do país deve preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral. Este formulário está disponível nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nos portais do TSE e dos tribunais regionais eleitorais e, no dia da eleição, nos locais de votação ou de justificativa. Também é possível justificar pela internet pelo site do TSE.

Leia mais:

Quais documentos é preciso levar?

O Requerimento de Justificativa Eleitoral deve ser acompanhado de uma cópia de um documento oficial brasileiro de identidade e de um comprovante dos motivos alegados para justificar a ausência, como cópia do passaporte, cartão de embarque, matrícula em instituição de ensino, contrato de trabalho, entre outros.

O que acontece se não justificar a ausência do voto?

Quem não comparecer às urnas e não justificar sua ausência em até 60 dias após a eleição, ou em até 30 dias após o retorno ao país, caso esteja no exterior, receberá uma multa de R$ 3,51 por turno. A multa pode ser paga em qualquer agência bancária, nos Correios ou nas casas lotéricas. O eleitor que não pagar ficará em débito com a Justiça Eleitoral e não poderá solicitar a certidão de quitação eleitoral.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!