Vereador de Londrina quer proibir venda de fogos de artifício, entenda

por Maria Eduarda Paloco
com informações de Câmara Municipal de Londrina e revisão de Luciano Balarotti
Publicado em 6 fev 2023, às 15h09.

O vereador Deivid Wisley (Pros) quer proibir a venda de fogos de artifício e produtos similares em Londrina, no Norte do Paraná. O Projeto de Lei criado pelo parlamentar tem como objetivo proteger idosos, pessoas com deficiência e animais do barulho dos fogos e será discutido nesta segunda-feira (6) em audiência pública na Câmara do município.

Leia também:

A sessão está marcada para às 19h e será aberta ao público de forma presencial ou remota, por meio dos canais do Legislativo no Youtube e no Facebook. De acordo com a Câmara, a lei vigente proíbe a queima de fogos de artifícios em lugares públicos ou em janelas e portas que se abram para estes locais.

Caso o projeto seja aprovado, a proibição também se estenderá para lugares privados. A multa para quem não cumprir com as regulamentações será de R$ 500. A fiscalização será por conta da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).

Justificativa da proibição

Segundo o vereador Deivid Wisley, a proibição da queima de fogos, artefatos pirotécnicos ou similares em lugares públicos não foi suficiente para proteger idosos, pessoas com deficiência, acamados e animais em relação ao barulho causado pelos fogos.

“A gente tem que cortar o mal pela raiz, realmente. Só proibir soltar os fogos foi um avanço? Foi. Coibiu um pouco? Sim. Mas, mesmo assim, ainda as pessoas continuam soltando. Então, esse projeto proibindo a venda dos fogos em Londrina é uma forma de conscientização. Aos poucos, proibindo a venda, vai dar uma boa segurada [na quantidade de casos] nestas datas em que as pessoas costumam soltar esses fogos e que incomodam demais”, explica o vereador.