Vereadora Ana Julia toma posse pela 2ª vez após cassação de Renato Freitas
A vereadora Ana Júlia Ribeiro (PT), de 22 anos, tomou posse na manhã desta terça-feira (23), no Palácio Rio Branco, na Câmara Municipal de Curitiba. Esta é a segunda vez que a jovem é nomeada, ambas após a cassação do companheiro de partido, Renato Freitas. Com a nova decisão, agora a bancada feminina conta com nove representantes e é a maior da história da capital paranaense.
Durante o discurso de posse, Ana Julia voltou a defender que é contra a cassação de Renato Freitas, mas dará continuidade ao trabalho do Partido dos Trabalhadores (PT). Na cerimônia, a nova vereadora fez o juramento, assinou o termo de posse e recebeu a placa que utilizará para identificação na Câmara.
- Leia também: Prefeito de Itaperuçu, no PR, volta ao trabalho 147 dias após ser atropelado por ‘amigo’
Cassação de Renato Freitas
Renato Freitas foi condenado por quebra de decoro parlamentar, por perturbação de culto religioso e realização de manifestação política no interior da Igreja do Rosário, em 5 de fevereiro.
No dia 05 de agosto, o plenário confirmou a cassação do mandato de Renato, por 23 a 7 votos. Ainda estudante universitária, é a segunda vez que a acadêmica é empossada no cargo. A primeira foi no dia 04 de julho. Porém Freitas retomou ao mandato e, Ana Júlia retornou à suplência, devido a concessão liminar em agravo de instrumento movido pela defesa do parlamentar, em que a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima suspendeu os efeitos da Sessão Especial de Julgamento do Processo Ético Disciplinar.
Atualmente, a vereadora cursa Filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Em 2016, estava presente na liderança estudantil secundarista durante as ocupações dos colégios estaduais, em contestação à Reforma do Ensino Médio e à Emenda Constitucional 95/2016.