Vereadora do PT ligada a sindicato dos professores apoia mulher de Francischini para mesa da Câmara

Fala, Marc!

por Marc Sousa
Publicado em 2 jan 2021, às 14h32. Atualizado às 18h17.

Professora Josete (PT) é conhecida pela defesa de professores. Ligada ao Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC), ela sempre diz defender a categoria, mas nesse sábado uma cena curiosa aconteceu. Durante a votação da nova Mesa Diretora da Câmara de Curitiba, a petista ajudou eleger Flávia Francischini (PSL) como Primeira Secretária da casa. Flávia é esposa do deputado estadual Fernando Francischini (PSL), um dos maiores desafetos dos sindicalistas da área. Ele era Secretário de Segurança do Paraná no dia 29 de abril de 2015, quando um confronto entre professores e policiais deixou mais de 400 feridos, segundo a APP-Sindicato.

Os sindicalistas reclamam de truculência da Polícia Militar na ocasião, e acusam Francischini com um dos responsáveis pelos excessos, Josete parece ter esquecido.

Além de Josete, os outros dois vereadores do PT, Carol Dartora e Renato Freitas, também votaram na chapa que garantiu Flávia Francischini na mesa da Câmara. Todos integraram uma coalização liderada por Tico Kusma (PROS), que se elegeu presidente. A frente é composta por PROS, PT, PSL, NOVO, PV, PODEMOS, PTB, REPUBLICANOS, SD, PP, DC e MDB.