Vereadores mirins são empossados na Câmara Municipal de Curitiba

por Jonathas Bertaze
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 22 ago 2022, às 20h49.

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) empossou, na manhã desta segunda-feira (22), 26 dos 34 vereadores mirins, que foram eleitos em junho do ano passado. Essa é a quarta “legislatura” do Parlamento Jovem, programa desenvolvido em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), cujo movimento pretende fazer com que os jovens participem do processo eleitoral.

As jovens mulheres dominam a bancada, com 19 das 36 hipotéticas cadeiras. A equipe é formada por estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de sete colégios estaduais em Curitiba.

O projeto Parlamento Jovem tem o interesse em despertar a atenção dos jovens para a participação política e no processo democrático, para que exerçam suas respectivas cidadanias. A eleição aconteceu no dia 23 de junho de 2021, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), do TRE-PR. O evento teve direito a simulações de convenções partidárias, eleitores fictícios, temporada de campanha para os candidatos e título de eleitores fictícios.

Em 28 de julho, os vereadores mirins sucederam-se pela diplomação do cargo, ocorrida em formato on-line. Mais de 900 estudantes do estado paranaense participaram do evento.

No decorrer dos próximos meses, os parlamentares jovens irão visitar a CMC e participar de atividades acompanhadas pela Escola do Legislativo. Também vão conhecer os vereadores e compreender as funções do cargo público.