por Mariana Gomes
com supervisão de Giselle Ulbrich

Jair Bolsonaro recebeu uma visita na Embaixada da Hungria em Brasília durante sua hospedagem em fevereiro. De acordo com vídeo divulgado pelo jornal americano The New York Times, o visitante é Carlos Bolsonaro, filho 02 do ex-presidente.

Bolsonaro ficou hospedado na embaixada húngara entre os dias 12 e 14 de fevereiro, dias de Carnaval no Brasil. A visita de seu filho teria acontecido às 20h38 do dia 13 de fevereiro. O vídeo mostra um homem chegando na embaixada com uma mochila. Carlos Bolsonaro teria deixado o local 38 minutos depois. Além disso, é possível ver um homem parecido com Bolsonaro se despedindo do visitante na garagem do local. 

A Polícia Federal está investigando a visita que Bolsonaro recebeu. A PF acredita que o ex-presidente teria usado a Embaixada da Hungria para se encontrar com aliados contra a ordem de Alexandre de Moraes, ministro do STF. 

Porque Bolsonaro estaria na Embaixada da Hungria?

Dias antes da estadia de Bolsonaro na representação diplomática, a PF apreendeu o passaporte do ex-presidente por conta da investigação de um suposto golpe. A princípio, a suspeita é de que ele teria liderado a trama golpista para impedir a eleição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A Convenção de Viena declara que embaixadas são parte de outros países, e por isso Bolsonaro não poderia ser preso estando nela. Mesmo se a ordem de prisão partisse do STF, o ex-presidente só poderia ser preso com autorização da Hungria.

Contudo, Jair Bolsonaro possui boas relações com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. O último encontro dos dois aconteceu na posse do atual presidente da Argentina, Javier Milei, em dezembro.

Assim, para evitar que casos similares se repitam, parlamentares da esquerda estão pedindo a prisão preventiva de Bolsonaro. Por sua vez, Moraes solicitou que o ex-presidente justificasse a estadia dentro das 48h da última segunda-feira (25). Por fim, a defesa de Bolsonaro entregou o esclarecimento nesta quarta-feira (27).

Veja o vídeo em que Bolsonaro recebe visita na Embaixada da Hungria:

Segundo o jornal americano, o visitante que aparece no vídeo seria Carlos Bolsonaro. (Vídeo: Reprodução/The New York Times)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

27 mar 2024, às 22h10.
Mostrar próximo post
Carregando