Fala, Marc!

por Marc Sousa

Francisco Zanicotti é o mais cotado para ser nomeado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) como procurador-geral de Justiça, posto máximo do Ministério Público do Estado Paraná (MP-PR). A expectativa é que a definição aconteça já nos próximos dias. Ele foi o mais votado na eleição que formou uma lista tríplice para o cargo na semana passada.

É prerrogativa do chefe do executivo escolher quem vai ocupar a vaga, mas a tradição é que faça isso usando como referencia os três mais votados em uma eleição interna dos promotores. Nem sempre o primeiro lugar é indicado. Zanicotti, por exemplo, já foi o vencedor do pleito interno em 2022, mas na ocasião o governador optou pelo segundo colocado, Gilberto Giacoia. Agora deve ser diferente, pois Zanicotti conta com a simpatia do próprio Giacoia, e de nomes importantes na estrutura do MP-PR, como José Deliberador Neto.

Zanicotti teve 418 votos, contra 374 de Ivonei Sfoggia e 331 de Mauro Sérgio Rocha. Participaram do pleito 780 membros da instituição (dos 788 integrantes). Houve um voto em branco e dois nulos. 

Zanicotti ingressou na carreira de promotor de Justiça em1996. Teve atuação em seis cidades do interior até chegar à Curitiba. Também foi presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP).

Segundo o MP-PR, além de conduzir administrativamente o órgão, imprimindo-lhe a política institucional, cabe ao procurador-geral a competência originária para propor alguns tipos de ações, como as que envolvem juízes, promotores de Justiça, deputados, prefeitos, governador, dentre outras autoridades do Estado. Também preside os órgãos da administração do MP, como o Conselho Superior e o Colégio de Procuradores, e tem assento, como representante do Ministério Público, nos órgãos superiores da Justiça Estadual, como o Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Integra ainda o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. O procurador-geral de Justiça também tem a atribuição de encaminhar ao Poder Legislativo os projetos de lei de iniciativa do Ministério Público e submeter ao Colégio de Procuradores de Justiça as propostas de criação e extinção de cargos e serviços auxiliares e o orçamento anual da instituição.

17 mar 2024, às 20h21. Atualizado às 20h45.
Mostrar próximo post
Carregando