Baixas temperaturas podem causar geadas no Paraná; veja regiões afetadas

Publicado em 27 maio 2024, às 13h04. Atualizado às 13h05.

As baixas temperaturas no Paraná podem causar geadas em algumas regiões do Estado. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramentos Ambiental do Paraná (Simepar), na terça-feira (28), as condições de resfriamento se acentuam durante o dia e pode gear no Oeste e Sudoeste.

Frente Fria traz risco de geadas no Paraná (Foto: Valdelino Pontes/AEN)

Conforme o Simepar, as as possibilidades para formar geada é muito baixa no estado, mas pode gear sem muita intensidade em Palmas, União da Vitória , Francisco Beltrão, Santo Antônio do Sudoeste, Ampére, Capanema, Pérola d’ Oeste e Pranchita. Confira o mapa:

No Oeste e Sudoeste do Estado pode gear (Imagem: Simepar)

Já na quarta-feira (29), há indicativo de uma maior incursão de ar frio e baixas temperaturas. Há previsão de geadas a partir de porções a oeste, sul, centro, Campos Gerais e até mesmo em áreas um pouco ao norte.  As regiões afetadas são: Palmas, União da Vitória, Lapa, Pato Branco, Cascavel, Palmital, Guarapuava, Ponta Grossa. Confira o mapa:

Um dia antes do feriado, mais regiões podem ser afetadas pelas geadas no PR (Imagem: Simepar)

No feriado de Corpus Christi, dia 30 de maio, continua frio, mas os riscos de formar geadas são baixos, pois em média as temperaturas não ficam tão baixas. De acordo com a Simepar, a perda radiativa de calor em áreas de poucas nuvens, pode favorecer, de forma mais pontual, maior declínio no período noturno, até o amanhecer, com alguma geada fraca em baixada, nos Campos Gerais.

Ciclone extratropical deve atingir Paraná e Rio Grande do Sul

Um ciclone extratropical está se formando na região Sul do Brasil e deve atingir o Paraná e o Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (26). O alerta foi emitido pelo portal MetSul Meteorologia neste domingo (26).

De acordo com o alerta, no Paraná, a parte Leste deve ser a mais atingida, a região abrange as cidades de Curitiba, Campos Gerais e Litoral. No Rio Grande do Sul, as instabilidades devem acontecer em pontos do Sul e do Leste do estado. O ciclone extratropical deve aumentar as chuvas no Rio Grande do Sul. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!