Chuvas fortes atingem o Paraná com rajadas de vento de 60 km/h; veja onde

Volume de chuva podem deixar estragos em algumas áreas do estado neste sábado (2)

Publicado em 1 nov 2024, às 17h52.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para fortes chuvas no Paraná, com rajadas de ventos de até 60 km/h. A princípio, o aviso vai até às 10h deste sábado (2).

Chuvas fortes atingem o Paraná com rajadas de vento de 60 km/h; veja onde
Volume de chuva deve ser forte nas regiões em risco (Foto: Ilustração / Pixabay)

Conforme o Inmet, o volume de chuva deve variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e de descargas elétricas. Contudo, os riscos são considerados baixos.

Veja quais regiões estão sob risco de chuvas fortes e rajadas de vento no Paraná:

Segundo o instituto, as áreas mais afetadas no Paraná serão: Sudeste, Sudoeste, Noroeste e também o Oeste. O aviso vale também para boa parte dos estados do Sul do Brasil, como Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Previsão do tempo para novembro

Algumas frentes frias atingem o Paraná durante o mês de novembro e podem favorecer a ocorrência de fortes chuvas no estado durante o mês. Contudo, o último mês da primavera deve ter também a incidência solar e instabilidades provocadas pelo calor. 

Chuvas e frentes frias atingem o Paraná em novembro; veja previsão
Mapa mostra volume de chuva no estado (Foto: Clima Tempo)

Conforme o Clima Tempo, a chuva será acima da média no território paranaense ao longo do mês. Porém, durante os primeiros 15 dias de novembro, as pancadas serão mal distribuídas, parecido com os últimos dias de outubro.

Além disso, o instituto prevê uma redução nas chuvas a partir da segunda quinzena, quando as temperaturas tendem a ficar mais elevadas, favorecendo a chegada de ondas de calor no noroeste e em outros municípios do interior.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui