Ciclone e alertas de grande perigo: veja onde estão previstos temporais e vendavais
O Brasil tem vários alertas para temporais, chuvas intensas e vendavais nesta quinta-feira (15), conforme avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda, um ciclone subtropical deve se formar em alto-mar, a cerca de 230 km a sudeste da costa do município de Arraial do Cabo (RJ), com deslocamento para leste e, em seguida, para sul/sudoeste nos próximos dias, o que pode causar mais transtornos.
Alerta vermelho no Sudeste
São Paulo e o Rio de Janeiro estão em alerta vermelho do Inmet para grande perigo devido ao acumulado de chuva. O aviso começou às 15h30 desta quinta-feira (15) e vai até às 10h desta sexta-feira (16).
Segundo o Inmet, a previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas. As regiões afetadas são: Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Centro Fluminense, Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte Fluminense.
Alertas para tempestades no Paraná
Até às 10h desta sexta-feira (15), o Paraná está em alerta laranja e alerta amarelo para tempestades. Há riscos de alagamentos, chuvas intensas e ventos de até 100km/h em algumas regiões.
As regiões que podem ser mais afetadas pelos ventos e chuvas intensas são: Norte Pioneiro, Centro Ocidental, Noroeste, Norte Central, Sudoeste, Oeste, Centro Oriental, Centro-Sul e Sudeste Paranaense. Já as áreas afetadas pelo alerta amarelo, com baixo risco de estragos, são: Metropolitana de Curitiba, Sudeste, Centro Oriental, Norte Central, Centro-Sul, Sudoeste e Norte Pioneiro.
Outros alertas pelo Brasil
O alerta laranja para chuvas intensas também é previsto para São Paulo, parte do Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Brasília, Tocantins, Rio de Janeiro, Goiânia, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Há previsão de chuva de até 100mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100km/h e queda de granizo.
Ciclone subtropical pode afetar Sudeste e Sul do país
O ciclone pode provocar chuva intensa no litoral norte de São Paulo até a região metropolitana do Rio de Janeiro. No decorrer do final de semana e início da próxima semana, há possibilidade do ciclone se deslocar para o Litoral do Paraná, segundo a meteorologista Dayse Moraes, do Inmet.
“A formação de um ciclone deve favorecer instabilidades e ganhar em força, principalmente entre o leste de Minas Gerais, norte de São Paulo, Rio de Janeiro avançando também para o Espírito Santo e outras áreas da região Sul, como o norte do Paraná, que tem chance de pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento”, informou Dayse.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui
-
POST 1 DE 5
Frente fria traz chuva e alívio do calor no Paraná; veja a previsão
15 fev 2024 às 07h37
-
POST 2 DE 5
Frente fria traz chuva e temperatura amena para Maringá; veja previsão
15 fev 2024 às 09h28
-
POST 3 DE 5
Paraná tem dois alertas de perigo para tempestades nesta quinta (15); veja regiões
15 fev 2024 às 12h20
-
POST 4 DE 5
Previsão do tempo: céu nublado e chuva devem permanecer no Paraná, diz Climatempo
15 fev 2024 às 15h07
-
POST 5 DE 5VENDO AGORA
Ciclone e alertas de grande perigo: veja onde estão previstos temporais e vendavais
15 fev 2024 às 16h37