Ciclone extratropical pode causar vendavais no Sul do Brasil
Sistema que está na Argentina pode causar instabilidade e queda nas temperaturas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Um ciclone extratropical deve se formar entre madrugada e o começo da manhã de quarta-feira (8). Situação pode provocar ventos de até 90 km/h e fortes chuvas nos três estados da região Sul do Brasil, segundo o Climatempo.
Esse sistema se forma na Argentina e não vai passar pelo Brasil, mas a presença dele vai dar origem a uma nova frente fria. O que vai causar chuvas e queda nas temperaturas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Leia também: Frente fria chega a Curitiba e traz queda brusca de temperatura; veja previsão
A região mais atingidas devem ser o centro-norte do Rio Grande do Sul onde se esperam ventos de 60 km/h e 80 km/h, mesmo que não esteja chovendo. Em Porto Alegre, alguma pancadas de chuvas podem cair na quarta-feira, assim como na Região Serrana e na região dos Vales.
O estado Gaúcho passa por uma cheia histórica e pode ser atingido novamente por instabilidade no tempo. Isso pode causar novamente o transporte de água para muitas regiões do estado.
Como o ciclone extratropical afeta o Paraná
No estado, o ciclone pode favorecer o aumento de ventos no decorrer do dia. E deve mexer nas temperaturas só na da próxima semana. A partir de terça (14), as nuvens deverão aumentar e uma frente fria deve provocar chuva à tarde e à noite em Curitiba.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui