Com risco de inundação, moradores ao redor do Rio Chopim são orientados a deixar casas
Devido às fortes chuvas na região Oeste e Sudoeste do Paraná, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) declarou estado de emergência na Central Geradora Hidrelétrica Chopim I, instalada no rio Chopim, entre os municípios de Itapejara d’Oeste e Coronel Vivida. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (11).
- Leia mais:
De acordo com a Copel, as chuvas elevaram o nível do rio acima da capacidade máxima do reservatório. A orientação das equipes da empresa e da Defesa Civil é para que os moradores deixem, preventivamente, os locais próximos ao rio abaixo da barragem de Chopim I, pelo risco de inundação.
A população está orientada a entrar em contato com a Defesa Civil municipal.
Chuvas no Sudoeste
Em toda a região, as chuvas intensas que começaram nesta terça-feira (11) deixaram estragos, falta de abastecimento, quedas de árvores, pessoas desabrigadas e desalojadas.
Regional de Guarapuava – atualização do 12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava:
- Candói – casas destelhadas na comunidade Cachoeira, árvores sobre as ruas e pontos de enxurrada.
- Nova Laranjeiras – pontos de enxurrada, sem vítimas – Deslizamento de terra na PR 465.
- Rio Bonito do Iguaçu – enxurradas e pontos de alagamentos. Houve destelhamento de escolas e duas pontes foram encobertas pela água.
- Laranjeiras do Sul – uma comunidade distante da parte urbana ficou ilhada, porém logo baixou o nível da água e não houve necessidade de intervenção por nossas equipes.
Abastecimento de água no Sudoeste, segundo a Sanepar:
- Pato Branco – normalizado (1 dia antes do previsto)
- Palmas – normaliza durante a tarde desta quarta-feira
- Itapejara d’Oeste – normaliza entre tarde e noite desta quarta-feira
- Chopinzinho – ainda tem vários bairros desabastecidos, mas segue em recuperação durante a quarta-feira
- Vitorino – 100% normalizado
- Planalto, Salgado Filho e Nova Prata do Iguaçu – todos operando normalmente. Situações pontuais sendo atendidas por equipes de campo, conforme registro de clientes pelo 0800 200 0115.
Última atualização da Defesa Civil – 22h desta terça-feira:
Até o momento são 4.392 pessoas diretamente afetadas, 428 casas danificadas, 100 desabrigados, 1.149 desalojados e duas crianças desaparecidas em Pato Branco. Não há registros de mortos e feridos. As cidades com pessoas mais afetadas são Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Vitorino, São Miguel do Iguaçu, Santa Izabel do Oeste e Pato Branco.