Defesa Civil emite alerta de fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Há possibilidade de inundações em duas regiões do estado

Publicado em 14 jun 2024, às 15h12.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta de perigo para todo estado por causa do retorno das chuvas na região. Entre os dias 15 e 18 de junho o acumulado no estado deve ficar entre os 100 mm a 200 mm. 

Defesa Civil emite alerta de chuvas fortes no Rio Grande do Sul
Em maio o Rio Grande do Sul passou pela pior enchente no estado (Foto: Brayan Valêncio/RICtv)

Uma região de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade vindo do norte, favorece a chuva moderada a forte acompanhada de descargas elétricas em grande parte do estado gaúcho.

Leia também:

Previsão do tempo para Curitiba hoje (14/06/2024), segundo o Climatempo
Polícia prende nove pessoas por envolvimento com comércio ilegal de cigarros eletrônicos

Ainda no domingo (16), as chuvas serão intensas na maior parte do estado, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre. Os volumes devem variar entre 40 e 70 mm/dia, podem chegar a 100 mm/dia. As rajadas de vento devem chegar a 60km/h. 

As regiões mais afetadas devem ser o Noroeste, Centro-Oeste e Serra Gaúcha que podem ter chuvas mais intensas e um acumulado que pode chegar a 150 mm/dia na segunda-feira (17). Os ventos podem chegar a 45km/h. 

Situação hidrológica

A maioria do rios e bacias hidrográficas no Rio Grande do Sul retornou a normalidade com lenta diminuição. Somente a Região Hidrográfica do Guaíba, os rios Jacuí (Dona Francisca), Gravataí e Guaíba estão acima da cota de atenção. Os outros pontos da região metropolitana variam dentro dos limites da normalidade.

Com a possibilidade de fortes chuvas no próximos dias, a Defesa Civil emitiu alerta de possível aumento no nível dos rios em todo o estado. As regiões mais afetadas com alerta de inundação são para as Regiões Hidrográfica do Uruguai, no oeste e noroeste, e do Guaíba, na região central e região metropolitana.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui