Forte temporal deixa 73 mil imóveis sem energia elétrica no Paraná

A região Centro-Sul é a mais afetada, com 22 mil imóveis desativados. Curitiba e Londrina também enfrentaram grandes dificuldades, somando milhares de residências sem luz

Publicado em 21 set 2024, às 10h00.

Aproximadamente 73 mil imóveis continuam sem energia elétrica na manhã deste sábado (21) por causa do forte temporal que atingiu o Paraná nesta sexta-feira (20). A região com maior número de residências sem luz é a Centro-Sul, com 22 mil imóveis desligados.

Forte temporal deixa 73 mil imóveis sem energia elétrica no Paraná neste sábado
Na região Leste, há 13,8 mil domicílios sem energia, sendo 4,1 mil na capital Curitiba (Foto: Daniela Borsuk / RIC.com.br)

Conforme a Copel, no Leste do Paraná, 13,8 mil residências estão sem luz, sendo 4,1 mil somente em Curitiba. Já na região Norte são 14 mil domicílios, 2,1 mil deles no município de Londrina.

O boletim da companhia aponta para 13 mil imóveis sem luz no Oeste e outros 10 mil no Noroeste paranaense.

Temporal e ventos fortes

De acordo com o instituto de meteorologia Simepar, houve grande incidência de trovoadas e rajadas de vento entre 60 e 75 km/h desde o Oeste, fronteira com o Paraguai, até o Leste do Estado. Ventos fortes e descargas atmosféricas são os maiores causadores de danos às redes elétricas.

Dias de sol e calor

Após enfrentar um forte temporal que causou estragos e deixou uma pessoa morta, o Paraná se prepara para dias quentes, com temperaturas passando dos 30ºC em algumas regiões a partir deste domingo (22). 

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informa que uma massa de ar seco predomina no estado, reduzindo a nebulosidade. 

A chuva retorna ao Paraná na quinta-feira (26), segundo o Simepar, e deve continuar nos dias seguintes, porém, em volumes menores.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui