Fortes tempestades causam queda de energia em 100 mil casas no Paraná

por Redação RIC.com.br
Com informações da AEN
Publicado em 31 out 2022, às 14h16. Atualizado às 14h17.

O tempo instável que atinge o Paraná com tempestades desde sábado (29), causou danos à rede elétrica deixando cerca de 100 mil domicílios sem luz em todo o Estado. O serviço foi prejudicado devido aos ventos fortes e a queda de árvores e galhos sobre a fiação.

Leia mais:

Em todo Estado, há 4,4 mil ocorrências para atendimento. A maior parte dos domicílios sem luz estão na região Norte (36 mil), seguida da região Noroeste (31 mil).

No Centro-Sul há cerca de 10 mil clientes sem luz; no Oeste, 15 mil; e no Leste do Estado (Curitiba, RMC e Litoral) por volta de 9 mil unidades consumidoras.

No Norte, a contagem de postes quebrados chega a 94. A região com danos mais severos foi novamente o Vale do Ivaí. Os municípios de Lidianópolis, Rio Branco do Ivaí, Jardim Alegre, Mauá da Serra, Arapuã e Grandes Rios estão entre os mais afetados. Além disso, Rosário do Ivaí segue sem energia por quebra de dez postes em suas duas fontes de alimentação. 

Já na região Noroeste do Estado, Rondon, São Carlos do Ivaí, Japurá, Brasilândia do Sul e Alto Piquiri concentram o maior número de desligamentos.

Tempo instável no Paraná

De acordo com o Simepar, essa segunda-feira (31) segue com tempo instável, devido à presença de uma frente fria sobre o Sul do País, com previsão de tempestades com ventos moderados a fortes e risco de granizo em alguns pontos do Paraná.

Os temporais do final de semana atingiram, com intensidade, grande extensão territorial – de Leste a Oeste do Estado.

Reconstrução de torres

Em função do vendaval de sábado, três torres de duas linhas de transmissão foram ao chão na região Norte do Paraná. A Copel remanejou imediatamente a carga das linhas e nenhum cliente foi afetado. A reconstrução das torres começa nesta segunda.

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. Situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.