Frente fria avança e provoca mudança brusca de temperatura no Paraná
Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta segunda-feira (31) e potencializa o clima de instabilidade em todo o Paraná. O fenômeno deve causar tempestades com trovoadas, raios, risco de granizo e ventos fortes.
Leia mais:
- Região Norte do PR foi a mais afetada por temporal
- Recém-casada vota com vestido de noiva após festa: “Exerci minha cidadania linda e plena”
De acordo com o Instituto de Meteorologia do Paraná (Simepar), as temperaturas continuam elevadas, mas despencam no final do dia. “A partir da noite, um ar mais frio derruba as temperaturas, especialmente nos setores ao sul”.
Na segunda-feira (31), em Curitiba, o termômetro marca 12 °C a mínima e 23°C a máxima. Até o momento, a capital paranaense apresenta 64% de probabilidade de ocorrência de chuva.
Maringá, no noroeste do estado, as temperaturas devem continuar elevadas e podem chegar a 28 °C e mínima de 19°C, registrando 98% de probabilidade de chuva.
Pato Branco, no sudoeste do Paraná, o termômetro deve registrar uma queda de temperaturas que devem chegar a 10°C. O município também apresenta probabilidade de chuva de 98%.
De acordo com o Simepar, entre terça-feira (01) e quinta-feira (3) o destaque fica por conta do frio que retorna com força ao Paraná.
“Em vários setores as temperaturas mínimas ficam abaixo de 20, sendo que no feriado de finados há possibilidade até mesmo de geada fracas no sudeste e no centro-oeste paranaense”.
Tempestades com granizo e fortes ventanias
Algumas cidades do estado foram atingidas por uma forte tempestade de granizo no sábado (29). O fenômeno foi registrado nos municípios de Realeza, Mangueirinha, Coronel Vivida e Itapejara d´Oeste.
O temporal deixou alguns municípios do estado sem energia durante o segundo turno das eleições de 2022.