Furacão deve atingir EUA nesta quarta (28): 'Vamos ter um grande impacto no estado'
Um furacão de categoria 2 (de um máximo de 5 na escala Saffir-Simpson) deve atingir a Flórida, nos Estados Unidos (EUA), nesta quarta-feira (28). O estado está em alerta de emergência após previsões de que os ventos tenham grandes proporções antes mesmo de alcançar a parte central da costa oeste.
Os possíveis efeitos do furacão Ian são uma subida do nível do mar devido ao aumento da tempestade, o que significa a entrada de água do mar em terra e ventos fortes que podem danificar infraestruturas e edifícios. As chuvas fortes podem causar inundações. O furacão deve sobrevoar as águas do Golfo do México após ter tocado o solo em Cuba.
As pancadas de chuva podem elevar o nível do mar de 1,5 a 3 metros na área de Tampa, a que mais sofrerá o impacto de Ian. Cerca de 3,1 milhões de pessoas moram na baía de Tampa.
Já na quinta-feira (29), ventos de categoria 3 vão atingir a baía de Tampa e no dia seguinte, na sexta-feira (30), serão de categoria 1. As autoridades da Flórida alertam: “Não estejam despreparados, sabemos que vamos ter um grande impacto no estado”.