Furacão Milton: com ventos de 200 km/h, fenômeno é rebaixado para categoria 3

O tamanho do fenômeno é assustador e, segundo Biden, “esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século"

Publicado em 9 out 2024, às 19h06.
POST 10 DE 10

Após atingir a categoria 5, o Furacão Milton foi rebaixado para categoria 3 no fim da tarde desta quarta-feira (9), mas a tempestade ainda mantém ventos de 200 km/h, considerados perigosos.

Furacão Milton
O Furacão Milton continua perigoso (Foto: NOAA/Divulgação via REUTERS e REUTERS/Ricardo Arduengo)

A informação confirmada pela CNN Brasil diz que mesmo com a mudança na classificação, os impactos continuam significativos. A Flórida já enfrenta chuvas intensas, ventos fortes e tornados, com previsão de agravamento das condições.

Há risco de tempestades severas que podem colocar vidas em perigo. Ventos de intensidade de furacão são esperados ao longo da costa no decorrer da quarta-feira, antes da chegada do furacão ao continente. As áreas ao norte do centro da tempestade devem registrar as chuvas mais intensas ainda antes do desembarque do fenômeno.

Mapa mostra tamanho do Furacão Milton que se aproxima da Flórida; veja tempo real

Um mapa divulgado pelo Windy.com mostra o tamanho do Furacão Milton que se aproxima da Flórida, nos Estados Unidos. O fenômeno é considerado uma tempestade “catastrófica” e “perigosa” pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Furacão Milton
Mapa mostra o furacão se aproximando da Flórida (Foto: reprodução / Windy.com)

No mapa, é possível ver um um grande ponto com cores escuras ao lado da Flórida, que representa o Furacão Milton. Na imagem também é possível ver que o fenômeno já está encostando na terra. Clique aqui e veja em tempo real.

Segundo o aviso do NHC, atualizado às 14h, o furacão deve atingir a terra no período da noite nesta quarta-feira (9) e no começo da manhã de quinta (10). Ainda conforme o NHC, um drone oceânico NOAA (SD-1083) localizado a 80 km a leste do centro da Flórida, registrou ventos de 84km/h e rajadas de vento de 112km/h.

Além dos fortes ventos de 215 km/h que devem atingir a costa da Flórida, as ondas do mar podem chegar a três metros de altura e inundar a região.

Veja em tempo real a chegada do Furacão Milton da Flórida

Furacão Milton: Biden pede para moradores saírem de casa e cita “vida ou morte”

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, fez um apelo para que os moradores que estão na rota do furacão Milton saiam de casa antes da chegada da tempestade. O comunicado foi feito nesta terça-feira (8).

Furacão Milton: Biden pede para moradores saírem de casa e cita "vida ou morte”
Satélite mostra furacão Milton avançando antes de chegar à Flórida, nos EUA (Foto: NOAA/Divulgação via REUTERS)

“Esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século, e se Deus quiser não será, mas está parecendo assim agora”, disse Biden.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui