Gangorra térmica: Paraná se prepara para onda de calor com máximas acima de 35°C
Na mesma semana em que o Paraná e Curitiba registraram a menor temperatura do ano, o estado deve ser atingido por uma onda de calor com máximas acima dos 35ºC
O paranaense deve enfrentar uma verdadeira ‘gangorra térmica’ neste mês de agosto, conforme previsão do Climatempo. Após o mês começar com temperaturas acima da média, nesta semana os termômetros registraram recordes de mínimas em várias regiões do Paraná e agora o estado se prepara para uma onda de calor, que pode deixar as temperaturas até 5°C acima da média.
De acordo com o Climatempo, os efeitos da nova onda de calor devem ser sentidos já neste final de semana. Todo o estado do Paraná deve ser afetado pela mudança climática e as regiões devem variar entre 2,5°C e 5°C acima da média. Além disso, os próximos dias devem ser marcados pelo ar seco e sem previsão de chuva. Veja o mapa da onda de calor que deve atingir o Brasil entre 18 e 22 de agosto:
As áreas em vermelho do mapa devem ter temperaturas entre 5°C e 7,5°C acima da média. Já as cidades em laranja, podem ter máximas entre 2,5°C e 3°C acima da média. Segundo o Climatempo, as temperaturas de agosto já são mais elevadas em relação as de julho, o que pode causar uma sensação de calor maior e desconfortável.
Curitiba e Paraná registram dia mais frio do ano
Antes da chegada da onda de calor, no próximo sábado (18), o Paraná ainda sente os efeitos de uma frente fria que derrubou os termômetros em todo estado. Na última terça (13), o Paraná teve a menor temperatura do ano, com -5,3°C, em General Carneiro.
Já Curitiba, teve a menor temperatura do ano nesta quarta-feira (14), com 1,3°C. A gangorra térmica deve permanecer no estado até o final do mês.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.