Guaíba pode ultrapassar os 5m e atingir marca histórica nesta segunda-feira (13)
A previsão é que o valor máximo chegue aos 5m50cm
O nível do Guaíba pode voltar a ultrapassar os 5m e atingir pico histórico em Porto Alegre e Região Metropolitana entre segunda (13) e terça-feira (14). O recorde até o momento foi registrado no domingo (5), quando o rio atingiu a marca de 5,33m.
A previsão é que o valor máximo chegue aos 5m50cm. As informações são do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela RHAMA Analysis. A condição depende de ocorrência das chuvas adicionais previstas e vento sul forte, fazendo com que a água não escoe para o oceano.
Desde que voltou a chover na região, o nível do Guaíba já aumentou mais de 30cm nas últimas 24h. O nível atual é de 4m94cm na medição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA), feita às 13h15.
Enchente pode piorar
A previsão de precipitação expressiva (100mm) na metade norte do Rio Grande do Sul pode causar a elevação dos rios Taquari, Caí, Sinos e Jacuí. Além disso, a Lagoa dos Patos pode ter vento sul intenso, fatores que contribuem para o aumento do nível do Guaíba.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu dois avisos de chuvas intensas para esta segunda-feira. Os alertas amarelos são para quase todas as regiões do estado. A partir de terça-feira, o alerta laranja é para a queda nas temperaturas, podendo registrar geada e mínimas de 2ºC no estado. Na capital, temperatura varia entre 7ºC e 15ºC.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui