Madrugada foi de muitos raios no Paraná; veja o mapa de descargas elétricas
Publicado em 12 ago 2023, às 16h57.
Segunda quinzena de agosto no Paraná seve ser de muita chuva. (Foto: Fabian Ribeiro / via Metsul Meteorologia)
Às 9h, as descargas elétricas (raios) ainda eram intensos na região metropolitana de Curitiba, como mostram os pontos em azul claro e escuro. (Foto: Simepar)
As imagens são do fim da madrugada, quando a tempestade com raios ficou extremamente concentrada na região metropolitana de Curitiba. Os pontos em verde bem claro são as descargas elétricas, que horas antes foram mais fortes no sul do estado. (Foto: Simepar)
Granizo quebrou telhas em São José dos Pinhais. (Foto: Redes sociais)
POST 2 DE 3
A madrugada de sábado (12) foi de fortes temporais em toda a região sul do Paraná, com eventos de granizo e vendaval de leste a oeste no Estado. Mas também chamou a atenção a grande quantidade de raios. A região metropolitana de Curitiba e o Sudoeste do Paraná concentraram boa parte das descargas elétricas (veja no carrossel acima os mapas do Simepar).
Na região Sul, os raios começaram perto da meia noite e chegaram ao oeste em seguida. Em Curitiba, os raios começaram depois da metade da madrugada, por volta das 4h30.
Com o amanhecer, os raios foram perdendo força. A região Norte e Noroeste do Paraná, que tinham sol na sexta-feira (11), receberam a frente fria com chuva no início da tarde deste sábado, mas já com poucos registros de raios.