Santa Catarina: municípios decretam situação de emergência após inundações

Segundo a Defesa Civil, nos últimos três dias, os acumulados de chuva em Santa Catarina ultrapassaram a casa dos 230 mm

Publicado em 21 maio 2024, às 11h32.

As chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina no último fim de semana causaram inundações em diversas regiões, ao todo, 24 municípios foram afetados, oito deles declararam situação de emergência.

Em Rio do Sul, três mil pessoas estão desalojadas (Foto: divulgação/Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina SDC)

Os municípios que estão em estado de emergência são: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul.

De acordo com a prefeitura, atualmente, em Rio do Sul, 3 mil pessoas estão desalojadas. Ainda segundo o órgão, 125 ruas do município foram atingidas pela enchente. O município foi o primeiro a decretar estado de emergência. Na região de Rio do Sul há seis abrigos abertos com aproximadamente 135 famílias.

Até o momento, foram enviados Itens de Assistência Humanitária (IAH) para os municípios de Araranguá, São João do Sul e Rio do Sul.

Acumulado de chuvas em SC e situações dos rios

Segundo a Defesa Civil, nos últimos três dias, os acumulados de chuva em Santa Catarina ultrapassaram a casa dos 230 mm. O volume é 100 mm acima da média esperada para todo o mês de maio.

Os rios Itajaí e Tijucas já apresentam declínio. Contudo, os rios Itajaí-Açu em Rio do Sul, e o rio Itajaí do Oeste, nos municípios de Laurentino e Rio do Oeste, seguem em nível de emergência.

A Defesa Civil recomenda que a população mantenha-se informada sobre as condições meteorológicas, a não transitar em áreas sujeitas a alagamentos e pontes submersas, reforçar a segurança de telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos, evitar sair durante temporais e ficar alerta com rachaduras em muros, paredes e inclinações de árvores e postes.

A população pode receber os alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina pelo celular via SMS, para isso, é necessário se cadastrar.

Basta enviar o CEP da localidade que deseja (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mostrar próximo post
Carregando