Nova frente fria aumenta risco de temporal no Paraná neste sábado (18); veja regiões
O Simepar prevê além do temporal, instabilidade nas temperaturas nas regiões do Paraná por causa da frente fria
A nova frente fria que atinge o Paraná traz risco de temporal para este sábado (18) em algumas regiões do estado. Há risco também de descargas elétricas e rajadas de ventos.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a frente fria e a circulação de ventos favorecem a instabilidade. A chuva pode cair a qualquer momento do dia na metade sul.
“O volume de chuva pode ser expressivo na região sul, centro e também na Grande Curitiba”, disse o meteorologista do Simepar, Samuel Braun.
O tempo fica abafado no noroeste e no norte e deve chover na parte da tarde. Além disso, o temporal provoado pela frente fria pode cair a qualquer momento em algumas partes do território paranaense, conforme o instituto.
Paraná está em alerta de temporal, além da frente fria
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para temporais e rajadas de ventos no Paraná para o fim de semana. Os ventos podem chegar até 100 km/h e provocar estragos.
Conforme o Inmet, o volume de chuva deve variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, há risco de queda de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O aviso prevê também risco de queda de granizo nas regiões em alerta de temporais no Paraná. Veja quais são: Metropolitana de Curitiba, Sudeste paranaense e Centro-Sul.
Inmet divulga instruções em caso de temporais no Paraná
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O alerta laranja vale até a madrugada de domingo (19). O aviso vale também para alguns municípios da região Sul do Brasil.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui