Onda de frio derruba temperaturas no Sul e mínima pode chegar a -6°C

Efeitos da onda de frio começam a ser sentidos nesta sexta-feira (28); final de semana promete ser gelado em várias cidades, com mínima negativa e previsão de geada

por Guilherme Becker
com informações do Climatempo
Publicado em 27 jun 2024, às 10h54.

A primeira onda de frio do inverno 2024 começa a atuar no Brasil nesta sexta-feira (28), conforme previsão do Climatempo. A expectativa é que até o dia 2 de julho, cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, registrem temperaturas de até 5°C abaixo da média.

Onda de frio faz temperaturas despencarem no Sul do Brasil
Onda de frio faz temperaturas despencarem no Sul do Brasil (Foto: Ana Tigrinho/ AEN)

A massa de ar polar deve atingir praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com exceção da faixa litorânea. Já no Paraná, as cidades mais afetadas são da região oeste, sudoeste, sul e Região Metropolitana de Curitiba. Para completar os estados afetados, municípios do extremo sul do Mato Grosso do Sul também devem ser afetados pela onda de frio.

Conforme a previsão do Climatempo, as temperaturas mais baixas devem ser registradas em Santa Catarina. Em Urubici, a mínima prevista para o domingo (30) é de -6°C. No Rio Grande do Sul, Bom Jesus deve ser uma das cidades mais frias, com mínima de -4°C. Já no Paraná, General Carneiro pode bater -3°C, também no domingo.

Mapa mostra estados atingidos pela onda de frio
Mapa mostra estados atingidos pela onda de frio (Foto: Climatempo)

Leia também:

Onda de ar frio derruba temperaturas no Rio e em São Paulo

Apesar da onda de frio atingir com mais força os estados da região Sul e o Mato Grosso do Sul, outros estados também devem sentir a queda da temperatura. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso, há previsão de queda significativa de temperatura até o início da próxima semana.

Já o Espírito Santo, Goiás, Rondônia Acre e Amazonas, podem registrar queda na temperatura, mas o frio deve ser menos persistente.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui