Onda de frio atinge o PR neste fim de semana e temperaturas podem chegar a -2ºC
Em todo o estado a temperatura deve ficar abaixo dos 10°C
Os próximos dias serão frios com temperaturas próximas a 0ºC e possibilidade de geada no Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), de sábado até a terça-feira (2), a temperatura média em todo o estado deve ficar abaixo dos 10°C, com valores ainda menores nos municípios do sul, como Palmas e General Carneiro, que podem registrar mínimas de até -2°C no domingo (30).
Até mesmo regiões com clima mais ameno vão sentir o reflexo da primeira onda mais forte de frio do inverno. Em Londrina, Maringá e nos municípios do Litoral, como Morretes e Matinhos, as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 7°C. Já Curitiba deve registrar mínima de 1°C no domingo, com sensação térmica ainda menor por causa do vento.
O meteorologista Reinaldo Kneib, explica que essa mudança brusca de temperatura é decorrente da entrada de uma massa de ar frio na região do Paraná a partir desta sexta-feira (28). “É uma massa de ar de origem polar, que vem do extremo Sul do continente. A frente fria virá acompanhada de chuva, vento e raios e, na sequência, no fim de semana, a incursão desse ar extremamente gelado vai provocar uma diminuição das temperaturas em todas as regiões paranaenses”, explica.
Leia mais:
Previsão do tempo para Curitiba hoje (27/06/2024), segundo o Climatempo
Onda de frio derruba temperaturas no Sul e mínima pode chegar a -6°C
Outra consequência do tempo frio são as geadas. Nas regiões Sul e Sudoeste, que concentram as menores temperaturas, o fenômeno pode ocorrer com intensidade forte no fim de semana. Já na Região Metropolitana de Curitiba, a geada será mais fraca nos municípios de Colombo e Araucária.
“As temperaturas permanecem baixas mesmo durante a parte da tarde, quando o sol estiver mais forte. Em cidades como Curitiba e União da Vitória, a temperatura não deve passar dos 12°C, e em Guarapuava, a máxima será de 14ºC”, afirma Kneib.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!