Por que São Paulo é mais afetado pelo temporal que o PR? Especialista explica
Meteorologista explica a diferença na intensidade dos temporais entre os dois estados e alertam para os riscos no Paraná
O Sul e Sudeste do Brasil estão em alerta de temporal neste fim de semana por conta de uma área de baixa pressão que atinge a faixa central do continente. O governo de São Paulo, inclusive, montou um gabinete de crise para enfrentar as fortes chuvas. Mas porque o principal estado do país está sendo mais castigado que os demais estados, como por exemplo o Paraná? Veja o que diz um especialista.
Conforme Vitor Takao Suganuma, meteorologista do Climatempo, o posicionamento dessa baixa pressão e a circulação de umidade contribuem para a força das tempestades em São Paulo. “Além disso, tem bastante circulação de umidade chegando nessas áreas”, explicou.
Vitor contou também que essa pressão é reforçada pela circulação de ventos na média atmosfera. O meteorologista também alertou para temporais em algumas áreas do Paraná.
“Apesar disso, apenas o extremo norte do PR ficará com risco para eventuais temporais e/ou chuva mais forte”, finalizou.
Fim de semana de temporal
Suganuma explicou também que o território paranaense continua na rota dos temporais neste sábado (19). A baixa área de baixa pressão estimulam a condição de tempo chuvoso em parte das regiões do estado.
“Em boa parte do interior a chuva deve persistir no decorrer das horas com potencial para intervalos de chuva forte e até mesmo temporais localizados que vão subsidiar acumulados de chuva mais expressivos”, disse o especialista.
Já em Curitiba e região, o tempo fica fechado e com chuva frequente ao longo das horas, com risco de chuva forte entre a manhã e o final da tarde. As máximas na capital não devem passar dos 19ºC.
Tempo firme no domingo
De acordo com o Climatempo, a chuva dá trégua em boa parte do Paraná. Contudo, a circulação de ventos úmidos favorece o tempo chuvoso no leste, centro-leste e norte.
Já nas demais regiões, o Sol deve marcar presença sobre o céu, com as temperaturas voltando a se elevar de maneira gradativa.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui