Previsão de chuva poluída no PR? Entenda
Além da chuva, as temperaturas devem cair consideravelmente em algumas cidades já no fim de semana
A chegada de uma nova frente fria nos próximos dias tem animado os paranaenses em meio a sequência de dias secos e de altas temperaturas pelo estado – exceto o litoral do PR, que tem registrado névoa densa e úmida, minimizando as temperaturas.
A chuva deve chegar na sexta-feira (13) pelas cidades do oeste e sudoeste, e avançar no fim de semana para outras áreas do estado, incluindo Curitiba, RMC e litoral.
Vai cair chuva poluída?
O famoso céu de brigadeiro presente nos dias secos e ensolarados deu lugar a paisagens foscas, exageradamente embaçadas e até perigosas. Essa fumaça das queimadas acendeu um alerta para as chances de “chuva preta” – fenômeno que acontece quando a chuva ‘normal’ que cai das nuvens passa por uma atmosfera muito carregada de fumaça. Foi o que aconteceu recentemente em cidades do norte do Uruguai, e até mesmo no começo do ano em áreas de São Paulo e Rio Grande do Sul – explica a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim. A chuva chega escurecida no chão porque se mistura com fuligem.
No entanto, não é um fenômeno a ser tratado como algo raro que envolva medidas de proteção. Embora contenha poluentes suficientes para áreas de vegetação e superfícies de água, os especialistas explicam que não traz consequências ao ser humano – desde que não ingerida. Mas, claro, a orientação é evitar o contato e o acúmulo, já que contém partículas tóxicas da fumaça. E, mesmo assim, se cair chuva escurecida, geralmente tende a ser somente nas primeiras pancadas.
Escura ou não, a boa notícia é que essa instabilidade prevista a partir de sexta-feira deve melhorar os índices alarmantes de umidade pelo Paraná.
Além da chuva, as temperaturas devem cair consideravelmente em algumas cidades já no fim de semana, com previsão de máxima de 15C para Curitiba já neste domingo.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!