Ratinho cria força-tarefa para ajudar vítimas das chuvas em General Carneiro

Ao menos 200 pessoas precisaram deixar suas casas devido as chuvas em General Carneiro, uma criança de 2 anos está desaparecida

Publicado em 7 nov 2024, às 12h00. Atualizado às 12h01.
POST 3 DE 15

O governador Ratinho Junior (PSD) determinou a criação de uma força-tarefa para ajudar as vítimas das chuvas em General Carneiro, no Sul do Paraná. Segundo o governo, ainda durante a madrugada, foi enviado reforços do Governo do Estado para a região.

chuvas general carneiro
As chuvas causaram destruição por toda cidade de General Carneiro (Foto: Cristiano Michel Ferreira/RICtv)

“Desde as primeiras horas do dia, profissionais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) atuam em parceria com o município no atendimento às vítimas”, afirma o governo em nota.

Ao menos 200 pessoas precisaram sair de suas casas devido à situação mais crítica e foram realocadas em imóveis de parentes e amigos. O governo do Paraná afirma ainda que a maioria já “retornou na manhã desta quinta-feira para limpeza de suas residências após a redução no nível de água”.

Kimberly Camargo, de 2 anos, foi arrastada pela enxurrada e segue desaparecida. Cerca de 60 pessoas, entre bombeiros militares de União da Vitória e funcionários da prefeitura, fazem buscas nos rios Torino e Jangada para tentar localizar a criança.

“A expectativa é de que o nível da água continue a descer rapidamente nas próximas horas. Caso contrário, a Força-Tarefa já está de prontidão para se juntar aos trabalhos no município e nas áreas adjacentes”, afirmou comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco.

Novos reforços estão chegando em General Carneiro

Ainda segundo o governo, bombeiros de municípios vizinhos e membros do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros estão a caminho da cidade. Além disso, membros das defesas civil estadual e minicipal estão reunidos com funcionários da prefeitura de General Carneiro para avaliar os estragos.

Outro foco da força-tarefa é identificar quais equipamentos e materiais serão necessários para a recuperação das áreas afetadas na cidade.

A Defesa Civil Estadual também está orientando a prefeitura de General Carneiro sobre os procedimentos e documentação necessários e aguarda o levantamento dos estragos para enviar ajuda humanitária.

Acumulado de chuva em General Carneiro

Segundo Simepar, o volume acumulado de chuva em General Carneiro foi de 84,2 milímetros em 12 horas, o equivalente ao esperado para o mês de novembro inteiro.  A previsão para esta quinta-feira é de que a chuva continue a cair sobre General Carneiro, com uma precipitação 20,2 milímetros até o final do dia. Para os próximos quatro dias, não há previsão de novas chuvas no município.

Além da situação no Sul do Estado, a Defesa Civil também emitiu na tarde desta quarta-feira (6) três alertas de chuvas fortes para a região do Norte Pioneiro do Paraná.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.