Sul do Brasil está com 5 alertas de temporal; veja como afeta o Paraná
Rio Grande do Sul segue como estado sob maior risco de tempestades
A região Sul do Brasil está sob cinco alertas de temporal emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (12). Ao todo, são dois alertas laranjas e amarelo e um vermelho.
Leia mais:
- Climatologista aponta risco de mais desastres ambientais no mundo
- “Deus tem dado forças”, diz voluntário sobre resgates das enchentes no RS
Conforme o Inmet, o Rio Grande do Sul é a área sob maior risco de temporal no Sul do Brasil. Os cinco alertas emitidos pelo instituto atingem o território gaúcho, que já vem sendo castigado pelas fortes chuvas nos últimos dias.
O estado está sob risco de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Além disso há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
As regiões em alerta vermelho são: Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Serrana.
Como o temporal no Sul do Brasil afeta o Paraná
Segundo o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Samuel Braun, não há expectativa de tempestades para o Paraná. Apesar disso, há risco de chuva nas regiões oeste, sudoeste e sul do estado.
“Nós teremos um Dia das Mães com um tempo estável na maior parte do Paraná e com destaque ainda para as temperaturas bastante elevadas, valores que superam a casa dos 30 graus em vários setores paranaenses”, explicou.