Temporal atinge o Paraná com fortes rajadas de vento; veja regiões em risco

Publicado em 16 out 2024, às 17h07.

Um forte temporal atinge o Paraná nesta quinta-feira (17) e também na sexta-feira (18), com fortes rajadas de vento. O volume de chuva pode ser forte e as tempestades vêm acompanhadas de trovoadas nas regiões em risco.

Temporal atinge o Paraná com fortes rajadas de vento; veja regiões em risco
Nas regiões onde houver ocorrência de temporal, os ventos podem chegar a até 90 km/h (Foto: AEN)

Conforme o ClimaTempo, o temporal atinge o sudoeste, oeste e o sul do Paraná nesta quinta. Já no interior do estado, o sol deve aparecer em boas partes do dia. Contudo, algumas pancadas de chuva espaçadas podem cair nesses municípios.

Além disso, o instituto alerta que os ventos podem chegar a até 90 km/h nas áreas onde houver ocorrência de tempestades.

Segundo o meteorologista Vitor Takao Suganuma, do Climatempo, um sistema de caixa pressão centrada entre o Paraguai e o norte da Argentina contribui para o desenvolvimento de instabilidades e ajuda no processo de formação de nuvens carregadas de chuva.

“Na faixa leste, incluindo Curitiba, o cenário é um pouco diferente, muito por conta da maior distância dessa área de baixa pressão. Ainda tem bastante circulação de umidade proveniente do oceano, esses ventos úmidos estimulam a formação de nuvens, mas eles por si só não vão ocasionar em episódios de chuva significativa, apenas podem favorecer um chuvisco isolado”, explicou.

Temporal continua na sexta-feira

Já na sexta-feira (18), essa área de baixa pressão avança sobre a faixa central do país e é reforçada pela circulação de ventos na média e alta atmosfera, o que vai contribuir aí para condições de chuva forte sobre todo o Paraná.

O dia começa com pancadas de chuva sobre o sudoeste e oeste, que deve se espalhar para as demais regiões com maior intensidade. Na Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas ficam amenas e a sexta será chuvosa.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui