Temporal atinge parte do Paraná com rajadas de vento de 100 km/h e granizo

Inmet emitiu um aviso de tempestades para as próximas horas; veja quais regiões serão afetadas

Publicado em 19 set 2024, às 12h38.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta laranja de temporal para Paraná nesta quinta-feira (19). O estado está sob risco de queda de granizo e rajadas de vento de até 100 km/h em algumas regiões.

Temporal atinge parte do Paraná com rajadas de vento de 100 km/h e granizo
Chuva forte e queda de granizo atingem regiões do Paraná (Foto: Reprodução/ Inmet)

Conforme o Inmet, o volume acumulado de chuva deve variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, há risco do temporal provocar estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

De acordo com o instituto, as regiões em risco de temporal são: Noroeste, Sudoeste, Oeste e Centro-Sul do Paraná. O alerta vale do final da noite desta quinta até o início da tarde de sexta-feira (20).

Recomendações

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chuva de granizo atinge o Paraná

Algumas cidades da Região Metropolitana de Curitiba foram atingidas por chuva de granizo na manhã desta quinta. Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, esse gelo derrete antes de chegar ao solo.

“Então essas pequenas pedras conseguem chegar até o solo e esse granizo miúdo chega em algumas partes da região metropolitana. Isso porque as tempestades estão realmente bem localizadas, assim como no centro-sul e parte dos Campos Gerais. Claro que essa situação ainda perdoa por mais algumas horas tanto na capital como em direção ao litoral”, explicou.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui