Temporal atinge parte do Paraná com rajadas de vento de até 100 km/h; veja onde

O estado vive uma oscilação climática nesta semana. Há previsão de frio e volta da onda de calor no fim de semana

Publicado em 4 set 2024, às 13h07.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para temporal para parte do Paraná nesta quarta-feira (4). O estado está sob risco de fortes chuvas e rajadas de ventos de até 100 km/h. 

Temporal atinge parte do Paraná com rajadas de vento de até 100 km/h; veja onde
Temporal com rajadas de vento atingem o Paraná (Foto: Clima Tempo)

Conforme o Inmet, o volume de chuva deve variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com risco de queda de granizo. Além disso, as tempestades podem provocar estragos nas plantações, queda de árvores e alagamentos.

O sudoeste paranaense é a região que está sob o alerta laranja. Municípios como Barracão e Bom Jesus do Sul estão na lista das cidades em risco. 

Inmet emite alerta amarelo de temporal com rajadas de vento

O Inmet colocou também a região central em alerta amarelo de temporais nesta quarta-feira (4). O aviso vale até o final da noite e prevê chuvas fortes e ventos de até 60 km/h. 

O volume acumulado de chuva deve variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de potenciais estragos. 

Frente fria avança no estado e derruba temperaturas 

Uma nova frente fria se aproxima do Paraná e traz a volta da chuva nas próximas horas. As temperaturas ficam mais baixas, porém sobem novamente no final de semana. 

Conforme o Clima Tempo, essa frente fria chega no final da tarde de quarta-feira (4), com a circulação de ventos em algumas áreas. A chuva atinge Curitiba e o litoral entre a quinta (5) e a sexta-feira (6). 

Onda de calor 

O Paraná está em alerta para uma onda de calor nesta semana. As temperaturas ficam 5ºC acima da média prevista para o período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

As regiões mais quentes são: Norte Pioneiro, Norte Central, Centro Oriental, Centro Ocidental e Oeste.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui