Teste de alerta de desastres climáticos é adiado em Morretes e União da Vitória
O teste de alerta de desastres climáticos aconteceria em Morretes e União da Vitória neste sábado (20), mas foi adiado sem nova data prevista
O Governo Federal adiou o teste do novo sistema de alertas de desastres climáticos que deveria acontecer, neste sábado (20), em Morretes e União da Vitória. Ainda não há nova data definida.
A princípio, o alerta apareceria no celular das pessoas que moram nas duas cidades por meio do sistema Cell Broadcast. Cidades de outros seis estados brasileiros também participariam do teste, que ajudaria a entender o funcionamento da ferramenta antes da implantação definitiva. As cidades testadas seriam Angra dos Reis (RJ), Blumenau (SC), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Gaspar (SC), Indianópolis (MG), Muçum (RS), Petrópolis (RJ), Roca Sales (RS), São Sebastião (SP) e Uberlândia (MG).
De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o teste de alerta de desastres climáticos mudou de data para alinhar os planos de contingência de cada município. Isso inclui a logística após o alerta, como o deslocamento a abrigos. Além disso, a indisponibilidade da agenda de algumas autoridades envolvidas também implicou na mudança da data.
Saiba como o novo sistema de alerta de desastres climáticos funciona
Anteriormente, a Defesa Civil do Paraná usava SMS, WhatsApp e Telegram para emitir os alertas. Agora, além de não precisar de inscrição prévia, a mensagem de alerta aparece na tela do celular e obriga o usuário a interagir com a notificação.
Contudo, o Cell Broadcast deve ser usado apenas para alertas com maior nível de seriedade e com orientação do Governo Federal. Eles serão enviados com antecedência para que os municípios possam colocar em prática os planos de contingência.
Por fim, o objetivo do novo alerta de desastres climáticos é ajudar os moradores de áreas que estejam em iminência de eventos climáticos. Alguns dos desastres seriam fortes chuvas, vendavais e deslizamentos. Assim, a população dos municípios teria tempo para se preparar adequadamente.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui