Um debate antigo: O Guaíba é rio ou lago?
Devido às chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o debate se o Guaíba é rio ou lago voltou a tona
Devido às chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, um antigo debate sobre a classificação do Guaíba voltou a tona, afinal, ele é um rio ou um lago? Enquanto alguns o consideram um rio, outros defendem que é um lago.
Até os anos 1990, era oficialmente um rio, mas depois passou a ser considerado um lago, posição recentemente adotada pela prefeitura de Porto Alegre, que criou o Comitê da Bacia do Lago Guaíba.
Conforme a Agência Brasil, o professor Joel Avruch Goldenfum explica que o Guaíba possui características de ambos. Às vezes mais similar a um lago, com águas que recirculam e baixa profundidade, e outras vezes a um rio, com correntes significativas.
Legalmente, a classificação afeta a regulamentação de construções ao longo das margens. Se for considerado um rio, exige um recuo maior para novas construções, mas caso seja um lago, o recuo exigido é menor.
Do ponto de vista científico, o Guaíba deve ser classificado como lago, argumentando que essa definição é importante para a gestão ambiental. Além disso, o Guaíba apresenta mais características de lago devido ao seu escoamento e áreas de recirculação.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.