União da Vitória, na região Sul do Paraná, já está há um mês debaixo d’água. As chuvas registrada no final de semana do dia 7 de outubro em todo o Paraná fizeram o nível do Rio Iguaçu, que corta o município, subir, causando enchentes em vários bairros. No dia 9 de outubro, o rio já estava a 6,3m, e mais de 200 famílias precisaram sair de suas casas e ir para abrigos do município. Durante o mês de outubro, a situação piorou.

União da Vitória decretou situação de emergência e também de calamidade pública, devido aos alagamentos. Com a chuva volumosa quase ininterrupta que atingiu o Paraná durante todo o mês, cerca de 900 pessoas ainda não puderam voltar para suas casas em novembro, conforme dados divulgados pela prefeitura no dia 23 de novembro.

Nesta terça-feira (7), o Rio Iguaçu está em 8,09m, segundo monitoramento hidrológico da Copel, e parte da cidade segue submersa na água. Conforme levantamento da Defesa Civil do Paraná, ao todo 35,6 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas do último mês, 7.573 pessoas ficaram desalojadas, 906 pessoas ficaram desabrigadas e 5.005 casas ficaram danificadas.

A expectativa é de que o rio volte a subir com as previsões de novas chuvas volumosas a partir desta quinta-feira (9).

7 nov 2023, às 12h44.
Mostrar próximo post
Carregando