Veja quais áreas vão ser afetadas pelo ciclone subtropical no Sul do Brasil

O Climatempo alerta para o risco de ressaca até a noite de domingo (15)

Publicado em 14 dez 2024, às 19h02.

Um ciclone subtropical atinge a região Sul do Brasil a partir da próxima terça-feira (17). Com isso, fortes ventos devem passar pelos estados deixando o mar agitado. Veja os riscos e as áreas que serão atingidas pelo fenômeno.

Veja quais áreas vão ser afetadas pelo ciclone subtropical no Sul do Brasil
Queda acentuada da pressão do ar na costa gaúcha intensifica ventos (Foto: Prensa Latina)

Leia também:

Conforme a Marinha do Brasil, o alerta é válido até às 18h da próxima terça-feira (17). Mesmo que o ciclone não se forme por completo, o Climatempo explica que a acentuada queda da pressão do ar na costa do Rio Grande do Sul estimula a formação de nuvens carregadas, com potencial para chuva forte, além de ventos fortes.

Ainda, o Climatempo alerta para o risco de ressaca até a noite de domingo (15), entre Torres, no Rio Grande do Sul e Florianópolis, em Santa Catarina, com ondas de até 2,5 metros.

O que é um ciclone subtropical

Um ciclone subtropical é um centro de baixa pressão atmosférica que se organiza isoladamente, sem estar associado a uma frente fria, segundo o Climatempo. No Hemisfério Sul, o ar ao redor do centro de baixa pressão se movimenta no sentido horário.

Próximo da superfície, o centro dos ciclones subtropicais é mais quente do que a atmosfera ao redor. Isso deixa a atmosfera mais instável e aumenta as condições para ocorrência de tempestades severas.

Ciclone subtropical deve atingir a costa do Sul do Brasil; veja quando
O ciclone deve se formar no extremo sul do país (Foto: Reprodução/Climatempo)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui