Veja quais áreas vão ser afetadas pelo ciclone subtropical no Sul do Brasil
O Climatempo alerta para o risco de ressaca até a noite de domingo (15)
Um ciclone subtropical atinge a região Sul do Brasil a partir da próxima terça-feira (17). Com isso, fortes ventos devem passar pelos estados deixando o mar agitado. Veja os riscos e as áreas que serão atingidas pelo fenômeno.
Leia também:
- Chuva volta a atingir o Paraná com risco de tempestade; veja quando
- O que significa 40% de chuva? Entenda a porcentagem na previsão do tempo
- Como funciona o sistema de previsão do tempo
Conforme a Marinha do Brasil, o alerta é válido até às 18h da próxima terça-feira (17). Mesmo que o ciclone não se forme por completo, o Climatempo explica que a acentuada queda da pressão do ar na costa do Rio Grande do Sul estimula a formação de nuvens carregadas, com potencial para chuva forte, além de ventos fortes.
Ainda, o Climatempo alerta para o risco de ressaca até a noite de domingo (15), entre Torres, no Rio Grande do Sul e Florianópolis, em Santa Catarina, com ondas de até 2,5 metros.
O que é um ciclone subtropical
Um ciclone subtropical é um centro de baixa pressão atmosférica que se organiza isoladamente, sem estar associado a uma frente fria, segundo o Climatempo. No Hemisfério Sul, o ar ao redor do centro de baixa pressão se movimenta no sentido horário.
Próximo da superfície, o centro dos ciclones subtropicais é mais quente do que a atmosfera ao redor. Isso deixa a atmosfera mais instável e aumenta as condições para ocorrência de tempestades severas.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui