A incansável jornada para manter Curitiba cada vez mais limpa
Reconhecida internacionalmente como a cidade mais sustentável da América Latina, Curitiba é frequentemente elogiada por turistas e moradores pela limpeza de suas ruas. E além do cuidado que os moradores tomam com a correta destinação do lixo, é o trabalho diário de mais de 2,4 mil trabalhadores da limpeza pública que contribui decisivamente para que os resíduos sejam recolhidos e encaminhados para a destinação correta.
Esses profissionais que zelam pela limpeza da cidade trabalham em diversas funções, como a varrição de ruas e calçadas, coleta de lixo domiciliar comum e reciclável, além da roçada e capinação. De dia ou de noite, debaixo de sol ou de chuva, esses trabalhadores, historicamente conhecidos como garis, são verdadeiros agentes de saúde, colaborando na prevenção de diversas doenças que podem ser ocasionadas pelo acúmulo inadequado de lixo em locais públicos.
E merecem todo o reconhecimento da sociedade pelo seu trabalho fundamental para o bem estar de cada cidadão, não apenas no dia 16 de maio, quando se celebra o Dia do Gari, mas em todos os outros dias do ano.
O respeito à atuação desses trabalhadores pode ser demonstrado também com o cuidado na hora de separar e embalar o lixo, sempre pensando em não expor os garis a riscos. Acidentes podem ser evitados com atitudes simples. Descartar potes de vidro em caixas bem fechadas, por exemplo, evita que os garis sofram eventuais cortes na hora de manusear o lixo.
Também não se deve descartar materiais que possam estar contaminados como máscaras, luvas ou lenços de papel junto com o lixo reciclável; ou itens que possuam substâncias potencialmente tóxicas como pilhas, baterias e eletrônicos no lixo comum ou reciclável (esses materiais devem ser encaminhados para a coleta especial de lixo tóxico que funciona em sistema de rodízio nos terminais urbanos de Curitiba).
E quando estiver fora de casa, é só procurar a lixeira mais próxima para descartar resíduos como chicletes mastigados, por exemplo. Além disso, sempre recolha as fezes dos animais de estimação.
Atitudes simples que protegem a saúde dos profissionais envolvidos no processo reconhecido como um dos mais sustentáveis do mundo. Que em Curitiba e região é gerido pela Estre, uma das maiores empresas de serviços ambientais do Brasil. Criada em 1999, a empresa oferece diversas soluções no gerenciamento de resíduos e conta com mais de 100 clientes do setor público e mais de 2 mil clientes do setor privado.
OFERECIMENTO:
ESTRE – Lixo é só o começo.