Braquiterapia: conheça o tratamento utilizado no combate ao câncer de próstata no Hospital Erasto Gaertner
O câncer de próstata demanda atenção e cuidados precisos. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, com cerca de 71.730 novos casos no Brasil anualmente, é o segundo tipo de câncer mais incidente no país entre a população masculina. Neste contexto, o tratamento e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar potenciais complicações.
“A consulta anual e exames regulares como o PSA e o toque são cruciais para a detecção precoce do câncer de próstata. Caso seja detectada alguma alteração, pode ser solicitado um exame de imagem, ressonância da próstata ou até mesmo uma biópsia. Mas se os primeiros exames não apresentarem alteração, o paciente só precisará retornar no outro ano”, explica o Dr. Jonatas Pereira, Uro-Oncologista do Hospital Erasto Gaertner.
Considerado o maior Câncer Center do Paraná, o Erasto Gaertner integra processos de prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa na área. Com estrutura completa, investimento em tecnologia e equipe médica especializada, o hospital se destaca por uma abordagem ampla e multidisciplinar no combate ao câncer.
Bem-estar do paciente como prioridade
A busca constante por avanços médicos impulsiona o aprimoramento diário dos tratamentos oncológicos. A instituição foi pioneira no país, por exemplo, em oferecer o treinamento para os médicos operarem com equipamento robótico. Esse tipo de cirurgia é considerada menos invasiva e permite uma recuperação mais rápida, podendo os pacientes, em alguns casos, retornarem para casa no dia seguinte ao procedimento.
Para combater o câncer de próstata, o Hospital Erasto Gaertner oferece um tratamento utilizado pelos principais centros médicos do mundo: a braquiterapia. O procedimento envolve a aplicação de radiação diretamente no tumor, minimizando os efeitos colaterais e maximizando a eficácia do tratamento. O Erasto é pioneiro no Paraná neste procedimento minimamente invasivo.
No tratamento, cada área afetada recebe uma quantidade específica de radiação. “Isso aumenta a curabilidade e previne o aparecimento de novos focos da doença. O objetivo é oferecer um tratamento eficaz e proporcionar uma recuperação mais simples para o paciente”, reforça o Dr. José Carlos Pereira, Médico-Chefe do Departamento de Radioterapia do Erasto Gaertner.
O processo é realizado sob sedação, garantindo conforto e bem-estar ao paciente. Durante a braquiterapia, a radiação é aplicada por cerca de 15 minutos, sendo acompanhada de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e físicos.
“É extremamente satisfatório poder contribuir para o aumento das taxas de curabilidade de uma doença e perceber a redução do sofrimento do paciente durante todo o procedimento. Esse é o objetivo de todo médico”, conclui o Dr. José Carlos Pereira.
Abordagem preventiva
Em meio ao avanço tecnológico, os especialistas reforçam a importância dos exames periódicos para a detecção precoce do câncer de próstata. O acompanhamento médico regular, incluindo avaliações periódicas e o exame de toque anual, é fundamental para identificar possíveis alterações, garantindo assim a identificação precoce do câncer
A conscientização sobre os fatores de risco e a adoção de um estilo de vida saudável influenciam de forma positiva na saúde e bem-estar, bem como a prática regular de atividades físicas, uma dieta equilibrada e a redução do consumo de álcool e tabaco. Essas são dicas valiosas não somente para o câncer de próstata, mas para outros tipos de cânceres.
Conheça o Hospital Erasto Gaertner
No mês de novembro, o RIC Notícias, na RICtv, exibirá uma série de reportagens com os bastidores e as principais novidades e conquistas do Hospital Erasto Gaertner. Confira todos os vídeos no canal da RICtv.