Cirurgias que trazem recomeços

Publicado em 28 jun 2023, às 10h51. Atualizado em: 6 jul 2023 às 16h15.

Quando se pensa sobre o tratamento de câncer, o principal foco sempre é a cura total do paciente. Uma das formas de garantir esses pilares ao paciente é o que chamamos de cirurgia reconstrutiva. Esse é aquele procedimento que visa recuperar a funcionalidade ou estética de uma determinada parte do corpo, que tenha sido afetada devido algum acidente ou mesmo após a retirada de um tumor. Desta forma, após a cirurgia, o paciente consegue retomar às atividades da vida diária sem prejuízo para sua autoestima.

Presente na vanguarda do tratamento oncológico no país, o Hospital Erasto Gaertner conta com um Serviço de Cirurgia Plástica exclusivo para pacientes em tratamento de câncer, oferecendo esses procedimentos cirúrgicos reconstrutivos. Soma-se a isso uma estrutura complexa e tecnologia de ponta, que permite um recomeço para essas pessoas resgatarem a dignidade e autoestima elementos fundamentais para um tratamento bem-sucedido.

Benefícios das cirurgias plásticas reconstrutoras


O acesso às cirurgias oferecidas pelo Erasto Gaertner foi fundamental para José Roberto Cavalcanti, advogado e paciente que precisou passar por um procedimento de retirada de parte da língua, devido a um câncer na boca.

Um mês após descobrir a doença, ele foi encaminhado para a cirurgia de retirada do tumor, que foi acompanhada por uma segunda, de reconstrução.A segunda foi realizada através da técnica chamada de microcirurgia, executadas com o uso de microscópios e lupas, que aumentam a precisão e possibilita que a cirurgia seja feita com os mínimos detalhes.. Para que fosse feita, tecidos do antebraço do próprio paciente foram utilizados na reconstrução da região afetada.

“A minha médica foi contundente de que essa cirurgia deveria ocorrer no Erasto Gaertner, visto que lá é um centro especializado e que eu teria os melhores equipamentos e profissionais do mundo.”, conta o paciente sobre o processo que viveu. Para o advogado, realizar as cirurgias em conjunto foi essencial para garantir a praticidade e alívio no tratamento.

O sucesso em ambas as cirurgias garantiu a Roberto a possibilidade de falar e se alimentar bem, além de retomar às atividades da vida diária pouco tempo depois dos procedimentos – algo que demoraria mais se fossem realizados em momentos diferentes.

Referência em números e qualidade


“A gente tem acesso a todo esse percurso que o paciente precisa percorrer aqui no hospital”, afirma a Dra. Anne Groth, cirurgiã plástica no Hospital Erasto Gaertner. Além da cirurgia reconstrutora, a instituição oferece próteses, terapias de recuperação, além de uma equipe multidisciplinar que trabalha em conjunto na recuperação do paciente.

Ao longo de 2022, mais de 12,2 mil cirurgias foram realizadas no Hospital, incluindo as plásticas. “O paciente não precisa passar por essa sequela da falta de um órgão. Sempre que clinicamente possível, a nossa prioridade é que a reconstrução seja feita no momento do mesmo procedimento de retirada.”, explica a Dra. Anne Groth. Essa estratégia, conforme a especialista, é adotada para promover a melhor reabilitação, qualidade de vida e reduzir o máximo possível as sequelas.

Os resultados positivos também são medidos com a satisfação dos pacientes, das famílias e da equipe médica. “Essa emoção de estar junto com o paciente nesse tratamento e reabilitação faz a gente querer ser melhor cada vez mais”, afirma o Dr. Willian Itikawa, cirurgião plástico.

Por dentro do assunto


Na série ‘Mais Saúde, Mais Vida’, exibida na RICtv, é possível conhecer os bastidores do Hospital Erasto Gaertner, além de ficar por dentro do tratamento oferecido pela organização, referência em tratamento oncológico no Brasil. Além disso, a partir de histórias de pacientes e depoimentos de médicos, são apresentadas as principais inovações em tratamentos, cirurgias, pesquisas e resultados.