Como armazenar seus alimentos corretamente?

Publicado em 15 set 2023, às 10h57.

A primeira coisa que as pessoas fazem quando querem começar a comer de forma mais saudável, é buscar maneiras de cozinhar e armazenar seus alimentos prontos, otimizando o tempo e facilitando as refeições durante a correria do dia a dia, porém, uma das maiores dúvidas é como armazenar e congelar os alimentos de forma que seus nutrientes sejam mantidos, assim como o sabor, evitando também contaminações. 

O armazenamento dos seus alimentos deve ser feito de acordo com o tipo de cada comida, estado de conservação e em quanto tempo em média você pretende consumi-lo. Faça um planejamento, pensando em cardápios semanais e variados que você possa fazer de forma fácil e ainda seja saudável e saboroso. 

Carnes

Ao comprar carnes, seja ela vermelha ou branca, o ideal é guardá-las no congelador em pequenas porções assim que você chega em sua casa, garantindo a qualidade e o frescor do seu alimento. Caso você tenha comprado uma carne já congelada sem a pretensão de consumi-la no mesmo dia, leve-a direto para o congelador novamente para que ela não descongele, pois quando o alimento é descongelado uma vez, ele não pode ser colocado no freezer novamente por risco de contaminação. 

Legumes e Verduras 

Muita gente não sabe, mas não são todos os legumes que precisam ser guardados na geladeira. A batata, por exemplo, não deve ser refrigerada pois seu amido se transforma em açúcar, fazendo com que seu sabor, cor e textura sejam alterados. Isso vale para cenoura, brócolis, pepino, entre outros. 

Outra forma de armazenar os seus legumes, é utilizando o processo de branqueamento que consiste em colocar os legumes por poucos minutos na água fervente, já descascados e limpos e depois, resfriá-los rapidamente em um recipiente com água e gelo. Esse processo permite que você armazene seus alimentos de 6 a 8 meses no freezer ou de 7 a 10 dias na geladeira, garantindo a qualidade por mais tempo sem que eles percam seus nutrientes e sabor. 

Verduras folhosas como alface, rúcula e couve devem ser armazenadas em uma temperatura de 10 graus, por até 3 dias. Para isso, faça a higienização das folhas, limpando uma a uma com água corrente e deixando-a de molho por alguns minutos em água limpa com um pouco de vinagre. Depois de limpas e secas, armazene as folhas em um recipiente com tampa, pois dessa forma, elas ficarão frescas por mais tempo. 

E com marmitas? Como faço para armazenar? 

Para manter o sabor dos alimentos da sua marmita, é muito importante saber como preparar e armazenar os alimentos de forma correta. Os vegetais e legumes devem ser cozidos por menos tempo, ou então, grelhados, pois, eles são compostos por água que, quando aquecidos no microondas, após o congelamento, podem deixar sua marmita com líquido acumulado. 

As carnes vermelhas, de frango e de peixe devem ser congeladas com molho, a fim de evitar que as proteínas fiquem secas após o processo de descongelamento. Boas opções de receitas  são os picadinhos de carne, carne moída e carne de panela, que além de saborosas, podem ser congelados sem perder a textura. 

Outra dica importante é: NUNCA LEVAR SUA MARMITA QUENTE AO CONGELADOR. Com a evaporação, o processo de congelamento vai encharcar sua marmita, criando pedras de gelo entre a comida e podendo interferir no seu sabor. Ao preparar as marmitas, deixe-as esfriando naturalmente, sem tampa, para depois de um tempo fechá-las e levá-las ao congelador. 

Com todas essas dicas, ficou até mais fácil começar a se alimentar de forma mais saudável, né? Então não deixe de acompanhar o novo reality da RICtv Record TV, Você é o Chefe – Médicos e confira todas as receitas e dicas dos nossos chefes. É todo sábado, a uma da tarde na RICtv. 

PATROCÍNIO: 

Frigonovak 

Lowçucar

Rampinelli

New Life