Desviando de carros, cacos de vidros e outros perigos: a vida do coletor de lixo

Publicado em 20 set 2023, às 10h43. Atualizado às 18h08.

Há 16 anos que Aparecido Carlos Barbosa sai todos os dias de casa, para uma missão nobre. E ela impacta a vida de todos os habitantes de Curitiba. Ele é coletor de resíduos da cidade, sabe que está auxiliando as pessoas e o ambiente, mas vive riscos diários.

A série “Cuidar do lixo é cuidar do futuro”, da Estre, mostra um pouco desses heróis anônimos e as dificuldades que enfrentam. Nesta primeira matéria, vamos mostrar um pouco do que Aparecido Carlos Barbosa vive todos os dias. 

Ser coletor é ter que enfrentar o perigo de forma inesperada. Ele pode vir de carros e motos que não respeitam o trabalho deles nas ruas e podem causar graves acidentes. Cuidadoso e atencioso, ele comemora ter ficado 800 dias sem qualquer acidente, mas lembra dos riscos. 

Confira a série completa Cuidar do lixo é cuidar do futuro

“Colaborem com o descarte correto de cacos de vidro, perfurocortantes e materiais que possam causar acidentes. Aos motoristas, tenham mais paciência e cuidado no trânsito quando estivermos exercendo nossa função. Com a colaboração de todos, podemos mudar o planeta”, conta.

Além dos carros e motos, o perigo também está dentro dos sacos de lixo. Eles precisam evitar cortes profundos causados por cacos de vidros ou latas que são embalados de forma incorreta. Um acidente com esses objetos pode causar uma lesão permanentes nos trabalhadores. 

Ele lembra que não existe rotina em seu trabalho e todos os dias guardam surpresas.

Curitiba produz mais de uma tonelada de resíduos por dia

A cidade de Curitiba e seu entorno tem mais de 25 mil trabalhadores de limpeza, que dedicam sua vida a manter a cidade limpa. 

Eles têm muito trabalho, pois cada curitibano produz, em média, 700 gramas de lixo. Com quase 2 milhões de habitantes, a capital paranaense gera 1,3 tonelada de resíduos. Em um mês chega a 40 mil toneladas. 

Durante 2022, o ano pós pandemia, tivemos uma alta de 0,7% na produção de lixo em comparação com o ano anterior. Em 2021, foram coletados cerca de 40.340.09 toneladas de lixo na capital paranaense, sendo a maior parte resíduos convencionais. A coleta de materiais recicláveis representou 1.353,07 toneladas ao mês em 2021, tirando uma quantidade representativa de lixo das ruas e rios

OFERECIMENTO: 

ESTRE – O lixo é só o começo.