Cooperativismo da Coamo: saiba mais sobre o assunto
Segundo a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento – o volume da produção brasileira de grãos deverá atingir 317,6 milhões de toneladas na safra 2022/2023, um crescimento de 16,5% ou 44,9 milhões de toneladas acima da safra 2021/22. Se confirmada a previsão, essa será a maior já produzida no país. Vale registrar que a produção de grãos no campo se moderniza e produz muito mais em um espaço que não aumenta na mesma proporção. Isso acontece por conta da utilização de inovações e tecnologias cada vez mais acessíveis aos produtores sejam eles pequenos ou grandes.
Partindo do princípio que o solo é o bem maior do produtor de alimentos, cooperativas como a gigante Coamo, colocam à disposição de seus cooperados tecnologias como a agricultura de precisão, que auxilia a estruturar o solo onde eles plantam. Isso reforça a importância de uma análise do solo que é um princípio básico (e barato) para aumentar a produtividade sem precisar aumentar sua área de lavoura.
É com esse cenário que contamos a história de dois produtores cooperados da Coamo. Um pequeno, que há pouco tempo começou a utilizar a tecnologia da agricultura de precisão e já percebeu que esse é o caminho para melhorar seu rendimento na lavoura e outro grande, que já está há tempos utilizando essa ferramenta e não se vê mais sem ela.
Assista ao episódio completo clicando aqui.