Cuidado que vai muito além da gestão de resíduos torna Curitiba cada vez melhor

Publicado em 7 nov 2023, às 17h18.

Cuidar do lixo é cuidar do futuro. Mais do que belas palavras, esse é o princípio que direciona toda a operação da gestão de resíduos em Curitiba e região. E como um futuro melhor passa obrigatoriamente pelo cuidado e pelo desenvolvimento das pessoas, a Estre, empresa responsável pela gestão do lixo da capital paranaense, investe em programas de educação e formação profissional para seus funcionários.

São iniciativas como o programa Tempo de Aprender, que ao longo de 20 anos formou 3 mil colabores nos ensinos fundamental e médio. Gente como o varredor João Denilson dos Santos, que voltou à sala de aula para completar seus estudos. “A empresa está dando o estudo, está dando a oportunidade, então vai lá, tudo o que você tem que fazer é pegar essa oportunidade e crescer na vida”, conta, orgulhoso.

“Isso é um projeto que a empresa doa para os colaboradores. Então eles têm o ensino, o certificado e a formatura de forma gratuita”, explica Heloisa Cristo, coordenadora do Tempo de Aprender. 

Outro programa de educação continuada desenvolvido na empresa é o Direção Certa, que forma motoristas profissionais. 

“O que toca o coração da gente todos os dias, é que eu tenho mais de 140 alunos que hoje já são motoristas”, conta Maurício Ribeiro Richter, instrutor do curso de formação de motoristas. Um desses alunos que se prepara para assumir a direção de um caminhão de coleta de lixo é o varredor Marcelo Costa Paes, que não esconde a felicidade por aprender uma nova profissão. “Pra mim é um sonho que está se realizando”, resume.

Ele é um dos mais de 2,4 mil trabalhadores que cuidam da limpeza pública, entre garis, coletores, motoristas, líderes de equipe, entre outras funções. Responsáveis por recolher e dar o destino correto às mais de 2,5 toneladas de lixo comum e às cerca de 36 toneladas de lixo reciclável produzidas diariamente em Curitiba e região.

Profissionais que contribuem decisivamente para que a cidade seja reconhecida como uma das mais sustentáveis em todo o mundo, e recebem em contrapartida a oportunidade de se aprimorar. “A gente sabe que a educação, ela liberta, ela dá a eles as escolhas e modifica toda uma geração. E nós temos várias outras oportunidades internas. Então a empresa investe, a gente trabalha e o aluno se transforma”, explica a coordenadora pedagógica Márcia Wakabayashi. 

OFERECIMENTO: 

ESTRE – Lixo é só o começo.