De olho na saúde: saiba como usar corretamente os colírios

Publicado em 21 nov 2022, às 16h31.

Quando alguém vê algo que ninguém prestou a atenção diz-se que tem “olhos de lince”. Em uma canção o casal “se fala no olhar” para descrever sua incrível conexão. O poeta Allan Poe chamou os olhos de “janela da alma”, já que refletem nossos sentimentos. É através deles que enxergamos o mundo. Por isso, é preciso ficar de olho na saúde desses órgãos. Até mesmo a falta de óculos ou o uso do grau errado podem causar irritação e dores. Nestes casos, muita gente recorre aos colírios, mas é preciso ter cautela, evitando o uso sem prescrição médica específica.

Colírios são ótimos medicamentos quando usados corretamente, já que têm uma alta absorção e fazem efeito rapidamente. Em casos de irritação, por exemplo, são usados como um lubrificante ocular e aliviam o sintoma. Porém o uso indiscriminado e sem indicação profissional pode agravar o problema, levando a úlceras nos olhos, aumento da pressão intraocular, doenças como catarata e glaucoma, infecções, conjuntivite alérgica, intoxicação e outros riscos para a saúde. Sendo assim, procure um médico antes de se automedicar.

Existem tipos de colírios específicos para o tratamento de sintomas e doenças oculares. Conheça cinco que seu médico oftalmologista pode receitar para aliviar o incômodo:

Colírio anti-inflamatório
O colírio anti-inflamatório é recomendado para pacientes recém-operados e para o tratamento de doenças como conjuntivite.

Colírio antibiótico
Esse colírio é usado para o tratamento de infecção bacteriana, conhecida como conjuntivite bacteriana, que causa inchaço, inflamação e pus na área dos olhos.

Colírio com corticóide
Os corticóides em colírios são prescritos para reduzir inflamações, principalmente em pós-operatórios, conjuntivites alérgicas, episclerites, uveítes, etc.

Colírio anestésico
Esse tipo de colírio é usado em procedimentos oftalmológicos, uma vez que tira a sensibilidade ocular por um determinado período.

Colírio para olho irritado e seco
Também conhecidos como colírios lubrificantes, eles são receitados para diminuir a irritação, coceira, ardor e o excesso de secura.

Falando na sensação de olhos ressecados, mais intensa nos dias quentes, algumas dicas podem ajudar a amenizar, como evitar ficar na frente de ventiladores, fazer pausas durante o uso prolongado de telas olhando para o horizonte e, de tempos em tempos, piscar mais de três vezes seguidas para lubrificar o globo ocular. Usar um umidificador também ajuda a purificar a córnea e, inclusive, o sistema respiratório.

Em caso de incômodo nos olhos, como dores ou irritação, agende uma consulta para investigar a causa. O Instituto dos Óculos se preocupa com a sua visão e foca na qualidade para garantir a proteção dos seus olhos, tudo a preços reduzidos. E nosso laboratório tem certificação da empresa alemã WideLens Concept By RodenStock. Encontre a loja mais próxima e melhore a sua qualidade de vida.

Em caso de dores ou irritação ocular, procure um médico para investigar a causa antes de se automedicar.

Saiba mais nas nossas redes sociais:

@institutodosoculos

facebook.com/institutodosoculos