Deral prevê alta na produção da soja e do milho na próxima safra
A soja transformou o Brasil em um dos líderes globais do agronegócio. Somos o maior produtor e exportador do mundo. Os índices divulgados pelo IBGE em outubro apontaram que em 2022 a produção de soja deve chegar a 119,5 milhões de toneladas. A participação da soja no volume total de cereais, leguminosas e oleaginosas produzidas no país foi de 45,6%, o maior peso no grupo. De acordo com o Deral (Departamento de Economia Rural), vinculado à Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná), a expectativa é que a produção da safra de soja em 2022/23 chegue a 21,467 milhões de toneladas, um aumento de 78% em relação à temporada 2021/22.
Os bons resultados da atividade se devem aos esforços dos produtores rurais paranaenses que investem em tecnologia e na adoção de boas práticas de produção agrícola. Todos os agricultores que disputam a segunda edição do Prêmio Orgulho da Terra, trabalham com sistema de plantio direto, com foco na conservação e manejo do solo, e a rotação de culturas como estratégia de melhoria da fertilidade do solo e da obtenção de renda. Um deles atingiu altos indicadores de produtividade de soja com custos 45 % menores, o que demonstra a eficiência do sistema de produção.
Em relação ao milho as expectativas também são otimistas. O Deral estima que o plantio está 7% aquém dos 432,1 mil hectares cultivados na safra verão 2021/22. A safra de verão de milho no Paraná, conforme o Deral, pode ter aumento de 31% em comparação com o que foi colhido na primeira safra de 2021/22.
Neste ano o Prêmio Orgulho da Terra decidiu implementar quatro novas atividades para serem avaliadas pelos técnicos da comissão julgadora: Mulheres no Agro, Café, Tecnologia e Sucessão. No ano passado 12 categorias foram homenageadas: Agricultura Orgânica, Agroindústria, Aves, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Feijão, Inclusão Social, Piscicultura, Sericultura, Soja e Milho, Suínos e Turismo Rural. O objetivo é ampliar o impacto dos produtores que são desenvolvedores conscientes, praticantes de boas iniciativas e conectados às ações sociais, ambientais e econômicas no cenário agro, homenageando e premiando as melhores práticas de cada setor.
O Prêmio Orgulho da Terra 2022 é apresentado por Banco do Brasil e conta com o patrocínio de Globoaves, C Vale Cooperativa e Itaipu Binacional. Uma realização do Grupo RIC em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDPR-Paraná) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Saiba mais sobre a premiação em ric.com.br/orgulhodaterra.
O Prêmio Orgulho da Terra 2022 é apresentado por Banco do Brasil e conta com o patrocínio de Globoaves, C Vale Cooperativa e Itaipu Binacional.