Estudo da SBVC releva efeito das apostas esportivas no varejo

Veja o resultado do estudo da SBVC que revelou o efeito das apostas esportivas no varejo e no bolso dos brasileiros que fazem apostas online.

Publicado em 12 jul 2024, às 11h38. Atualizado em: 17 jul 2024 às 16h39.

As apostas esportivas online se tornaram um hobby para milhões de brasileiros nos últimos anos. Essa prática modificou a rotina de muitas pessoas e também mexeu com o mercado de varejo no país. Isso é o que mostra um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, divulgado há poucos dias pela SBVC.

Juan Salamanca / Pexels

Muito completa, a pesquisa aborda temas atrelados ao conhecimento dos brasileiros sobre os sites de apostas online, aos hábitos de consumo de quem dá seus palpites na internet e também aos impactos das apostas no dia a dia desses jogadores.

A seguir, vamos passar pelos principais dados descobertos pelo estudo, para entender o efeito dos sites de apostas online no Brasil.

Perfil dos apostadores no Brasil

Entre os dias 22 de abril e 3 de maio, a pesquisa da SBVC entrevistou 1337 brasileiros, sendo que 508 declararam ser apostadores e 829 afirmaram que não utilizam sites de apostas online. Ao todo, 64% das pessoas que afirmam apostar utilizam a renda principal para manter este hobby.

A pesquisa também pediu aos participantes para indicar quais sites de apostas vêm à mente quando o assunto entra em debate. Os melhores sites de apostas foram citados no estudo, apesar da concorrência forte em um mercado tão agitado nos dias de hoje.

Por outro lado, os entrevistados que declararam não utilizar sites de apostas no Brasil apontaram 4 principais motivos para nunca terem apostado:

  • Falta de interesse em apostas;
  • Falta de confiança nas plataformas de apostas;
  • Desconhecimento das regras e funcionamentos das apostas esportivas;
  • Preocupações com o vício em jogos de azar.

Esse mesmo grupo também elencou os 4 principais motivos que lhes fariam começar a apostar:

  • Transparência total sobre as políticas de segurança;
  • Uma plataforma de fácil utilização com layout e funcionalidades claras;
  • Bônus de boas-vindas;
  • Tutoriais e orientações detalhadas sobre como funcionam as apostas esportivas.

Outro dado interessante é que 21% dos entrevistados já fizeram apostas esportivas, mas hoje não utilizam mais sites de apostas online. Entre eles, os principais motivos para parar de apostar foram:

  • Preocupações com o vício em jogos de azar;
  • Falta de interesse em apostas;
  • Falta de verba para apostas;
  • Falta de confiança nas plataformas de apostas.

As respostas do público que ainda não faz apostas online no Brasil podem ajudar as plataformas a entender como aumentar sua base de clientes nos próximos anos.

Hábitos de consumo dos apostadores

O estudo da SBVC analisou em detalhes os hábitos de consumo das pessoas que declararam fazer apostas online no Brasil. Entre os apostadores, a maior parte costuma dar seus palpites nos sites semanalmente. Veja:

  • 13% faz apostas diariamente;
  • 38% faz apostas semanalmente;
  • 16% faz apostas mensalmente;
  • 21% faz apostas eventualmente;
  • 12% faz apostas raramente.

Além disso, 49% dos participantes afirma ter aumentado a quantidade de apostas em 2024, enquanto 35% diz ter diminuído se comparado ao ano anterior.

Para os apostadores, ser um site de fácil utilização com layout e funcionalidades claras e ter bônus de boas-vindas são as principais informações ou serviços que a plataforma de apostas precisa oferecer para que eles considerarem utilizá-las.

Ao escolher os mercados para fazer suas apostas esportivas online, os jogadores consideram – principalmente – os seguintes quesitos:

  • Atletas ou times favoritos;
  • Análises estatísticas;
  • Palpites de amigos;
  • Notícias sobre lesões de jogadores;
  • Influencers de apostas esportivas.

Sobre os resultados das apostas, 49% afirmam acompanhar os placares online, enquanto 23% dizem assistir aos jogos do dia e 28% conferem como seus bilhetes se saíram diretamente no site de apostas.

O impacto das apostas na renda e varejo

Outro aspecto estudado pela pesquisa da SBVC foi o impacto que as apostas esportivas online têm na vida financeira dos brasileiros. No total 64% dos participantes utilizam a sua renda principal para realizar apostas, e outros 36% afirmam usar sua renda extra.

Apenas 3% dos apostadores entrevistados afirma que sua renda é afetada diretamente e com frequência pelas apostas esportivas. Outros 24% dizem ser afetados com certa frequência. Por outro lado, 36% diz ter sido afetado apenas pontualmente, enquanto 37% garante que nunca teve problemas na renda por conta das apostas online.

Os apostadores também foram questionados sobre se já deixaram de comprar outros itens para investir em apostas. Neste sentido, 23% afirma ter deixado de comprar roupas, 19% itens de mercado, 14% produtos de higiene e beleza e 11% itens de cuidados com saúde e medicações.

Nesse sentido, a faixa etária que mais deixou de fazer outras compras por conta das apostas esportivas é a dos jovens de 18 a 24 anos. No total, 28% dos entrevistados desta idade dizem já ter troca as compras de outros produtos pelo depósito em sites de apostas online.

A pesquisa completa está disponível no site da SBVC e traz ainda dados sobre os métodos de pagamento – depósito e saque – mais utilizados pelos apostadores.