Evolução da ciência a favor do paciente oncológico
Entender detalhes sobre o diagnóstico e tratamento de câncer, além dos avanços da ciência em relação à doença, é fundamental para desmistificar preconceitos e tirar medos associados à ela, seja para pacientes, familiares ou acompanhantes.
A prevenção é sempre o melhor caminho e o diagnóstico precoce faz toda a diferença para alcançar melhores resultados, ainda mais com toda a tecnologia e conhecimento científico disponíveis atualmente. Os avanços mais recentes também contribuem para maiores chances de cura dos mais de 293 mil pacientes diagnosticados por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Confira a seguir o que a ciência já traz de informações e inovações para o combate do câncer.
Importância do diagnóstico precoce
Em 2022, o número de casos de câncer registrados no Paraná aumentou em 30%, segundo levantamento feito pelo Hospital Erasto Gaertner, instituição que é referência no tema. As principais causas apontadas foram o atraso no diagnóstico ou a interrupção do tratamento por conta do isolamento no período de pandemia.
Apesar de não existir um método exato de prevenção, alguns hábitos podem colaborar para a manutenção de um estilo de vida mais saudável, e, consequentemente, prevenir o surgimento do câncer, entre outras doenças. Alguns exemplos são evitar o tabaco, realizar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação balanceada, fazer consultas e exames de rotina anualmente.
Estrutura para acompanhamento e tratamento
O Hospital Erasto Gaertner tem uma estrutura completa de atuação em oncologia. Desde a prevenção até o diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa. O paciente pode fazer toda a sua jornada em um só lugar com máximo conforto.
Tratando-se de diagnóstico, todos os exames podem ser realizados na própria instituição, que possui Patologia Molecular e Análises Clínicas, além de um Centro de Diagnóstico por Imagem. Essas estruturas foram pensadas para técnicas inovadoras de diagnóstico que levam ao início imediato do tratamento.
Avanço da ciência no tratamento e combate ao câncer
O avanço científico na área da oncologia permite o desenvolvimento da chamada “medicina de precisão”. Nela, todas as opções disponíveis para tratamento médico são combinadas com informações científicas das características das células para traçar as melhores alternativas para cada tipo de paciente.
A partir dela, exames de imagem, laboratoriais e moleculares irão gerar um apanhado de informações que guiarão as decisões médicas. Em termos de tecnologia, alguns procedimentos minimamente invasivos já são opções disponíveis para determinados casos e especialidades, como a cirurgia robótica.
O Erasto Gaertner possui um dos maiores centros de pesquisa do Brasil, que contribui para a produção, o desenvolvimento e a multiplicação de conhecimentos científicos e técnicos a respeito do câncer, alternativas de tratamentos e medidas de prevenção. O Hospital é sede de pesquisas patrocinadas, de iniciativa do investigador, e colaborativas, em que pacientes recebem a oportunidade de serem acolhidos de forma humanizada e terem acesso a tratamentos inovadores.