Gerenciamento adequado do lixo gera energia e oportunidades de renda na região de Curitiba

Publicado em 5 dez 2023, às 16h30. Atualizado às 16h42.

Pioneira na coleta seletiva do lixo, Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª do mundo Esse título, conferido pela revista canadense Corporate Knights, referência internacional em estudos sobre sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, é resultado de um planejamento iniciado há pouco mais de três décadas, com  a criação do programa Lixo que Não é Lixo, em 1989.

E a cidade é referência também por iniciativas de reaproveitamento de resíduos que geram energia e contribuem para a redução da emissão de poluentes. O lixo enterrado no Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana da capital, se transforma em biogás, que é utilizado para a produção de energia renovável.

O gás é captado por drenos instalados em todo o aterro e canalizado até a usina instalada no local. Após passar por um processo de filtragem e resfriamento, é utilizado como combustível para gerar energia elétrica sem poluir o ambiente.

Esse processo produz energia suficiente para abastecer cerca de 30 mil residências, atendendo as necessidades diárias de 120 mil pessoas.

E ao evitar a liberação do dióxido de carbono, que é um gás que contribui para o efeito estufa, na atmosfera, proporciona um abatimento de 300 mil toneladas de carbono por ano. Número que equivale ao plantio de 43 mil árvores.

Mas a sustentabilidade vai além do cuidado com o meio ambiente. Ela inclui também a atenção às pessoas. Por isso a Estre, empresa responsável pela gestão do lixo de Curitiba desde a coleta até a destinação final, apoia iniciativas como a do Instituto Tecendo Afeto, que transforma a vida de dezenas de mulheres em Fazenda Rio Grande, proporcionando uma oportunidade de uma fonte de renda alternativa com o reaproveitamento de resíduos da indústria têxtil, entre outros, na confecção de novos produtos. 

“A Estre está sendo uma parceira incrível. Ela acredita no nosso sonho e faz o possível para que esse sonho seja cada vez mais real”, afirma Sueli Herman, a criadora do Tecendo Afeto.

OFERECIMENTO: 

ESTRE – Lixo é só o começo.